Saúde

Mãe descobre câncer em filho de 13 anos e acende alerta para importância do ‘olhar dos pais’

Ao sentir uma dor de cabeça, perceber uma mancha diferente no corpo, é comum que um adulto manifeste essas queixas. No entanto, crianças – inclusive bebês – podem não conseguir se expressar.

No Dia Internacional de Luta Contra o Câncer Infantil (15/02), a oncologista pediátrica da Uopeccan de Cascavel, Carmem Fiori, faz um alerta aos pais: “esse é um fator primordial, o “olhar dos pais”, que no dia a dia devem observar o comportamento, as queixas e as características atípicas que possam ocorrer com a criança.

A observação apurada dos pais e educadores pode ser decisiva para o diagnóstico rápido, assim como a atenção dos profissionais da saúde no alerta de que pode ser câncer. O encaminhamento precoce para uma avaliação especializada (hematologista, oncologista pediátrico), pode ser fundamental para o aumento de chance de cura de uma criança e do adolescente com suspeita de câncer.

Foi observando o filho de 13 anos, à época, que Elaine Cristina de Almeida, mãe de Guilherme Mantovanelli, notou que havia algo atípico com o filho e iniciou um demorado processo em busca por uma resposta.

“Ele tinha muitas dores de cabeça, febre, dores na perna… levamos ele ao médico, fizemos todos os exames e estava tudo bem, apenas uma alteração no PCR. Como ele tinha uma virose, a princípio, o médico encaminhou para oftalmologista, fizemos também raio-x do quadril. Investigamos bastante, porque conheço meu filho, ele era saudável, uma criança que gosta de jogar bola, correr, muito ativo”.

Ela lembra ainda que buscou serviço médico mais de 5 vezes, durante 20 dias, e os exames médicos não apontavam o que estava errado. Foi só então que Elaine viu a luz: ela se lembrou de um médico do município onde reside, Pato Bragado, e levou o filho para uma consulta.

O profissional em questão participou de uma aula do Programa Diagnóstico Precoce, que há mais de 10 anos é ministrado pela Dra. Carmem na região. O médico então solicitou os exames e encaminhou os resultados para Fiori, que pediu o internamento para investigação. Já na Uopeccan, o diagnóstico veio: Leucemia Linfóide Aguda, no fim de agosto de 2021. Guilherme tem previsão de alta de 3 a 5 anos.

De acordo com a médica, o tratamento do câncer em crianças evoluiu muito nas últimas décadas, sendo que hoje, é individualizado com base nas características clínicas e moleculares de cada paciente, podendo ser com quimioterapia, cirurgia, radioterapia, imunoterapia ou transplante de medula óssea.

“A doença é curável e atualmente, as chances de cura são superiores a 75%, se o diagnóstico for precoce, o tratamento adequado em hospitais especializados e com profissionais qualificados no atendimento e acompanhamento desses pacientes”, afirma Fiori.

Cânceres mais comuns em crianças e adolescentes e principais sintomas

A oncologista pediátrica, ainda explica que os principais cânceres que atingem as crianças e adolescentes são: leucemia (câncer no sangue), câncer na cabeça (Tumor do Sistema Nervoso Central), ínguas (Linfomas).

Já os sintomas para os pais ficarem alertas são: mal estar generalizado, palidez (anemia), dor de cabeça/vômitos, dor nas juntas ou nos ossos, febre sem causa específica, aumento das ínguas, manchas roxas em locais livres de pancadas (como costas e nuca), mancha branca no olho, mancha roxa ao redor do olho e aumento de volume em músculo.

“A persistência desses sinais e sintomas, após um tratamento específico, poderá servir de alerta para a possibilidade de câncer. A criança deve ser reavaliada e deve prosseguir a uma avaliação clínica mais detalhada e realização de exames para esclarecimento do diagnóstico”, finaliza Carmem Fiori.

(Assessoria Uopeccan)

Redação

Recent Posts

Criança fica presa dentro de carro por cerca de 30 minutos em Umuarama

Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de um carro por…

21 minutos ago

Previsão do tempo aponta semana sem chuva e aumento na temperatura em Umuarama

A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…

36 minutos ago

Homem é preso após agredir companheira e resistir à polícia

Um homem de 25 anos foi preso na tarde do domingo (18) após agredir a…

52 minutos ago

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

1 hora ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

1 hora ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais