Paraná

Indígenas fazem protesto pela demarcação de terras, em Guaíra

Na manhã desta quarta-feira (23) um grupo de 300 indígenas realizaram uma passeata, em Guaíra. As polícias Federal, Militar, PRF e demais forças de segurança.

De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) a mobilização é contra as medidas do Governo Federal, que, segundo os manifestantes não dialoga com as etnias.

Em nota a APIP disse que “estamos atentos ao Projeto de Lei 490, que está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Uma proposta inconstitucional que pode acabar com as demarcações de Terras Indígenas. Desde o dia 8 de junho estamos realizando manifestações contra a votação do PL, nos arredores do Congresso, mas ontem (22) nossa mobilização foi reprimida pela polícia em mais uma tentativa de calar nossas vozes”

A proposta prevê que tramita na Câmara diz para ter uma terra demarcada, os povos precisam comprovar ocupação em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal e é criticada pelos indígenas.

“Não temos escolha ou morremos com o vírus ou somos massacrados pela política de morte do Governo. Não podemos sofrer tantas violências sem reagir”, continua a nota.

Até o fim da manhã não haviam sido registrados incidentes.

Redação

Recent Posts

De R$ 0 a R$ 3,13 milhões: Saiba quanto cada candidato de Umuarama e região recebeu do Fundo Eleitoral

O financiamento de campanhas via fundo eleitoral registra uma discrepância gritante entre as candidaturas da…

5 minutos ago

Umuarama prepara brinquedos, bondinho e atrações gratuitas para o Dia da Criança

O Dia da Criança será marcado por uma programação especial em Umuarama neste ano. A…

42 minutos ago

Educação capacita 73 candidatos para seleção de diretores da Rede Municipal de Umuarama

A Secretaria Municipal de Educação de Umuarama realizou a primeira etapa da formação dos candidatos…

1 hora ago

Bolsonaro pede ao STF liberação de visitas de Flávio durante prisão domiciliar

O ex-presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira (5) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a liberação…

2 horas ago

Mulher mais votada em 2022 no Paraná, Márcia Huçulak fica fora da Assembleia

A deputada estadual Márcia Huçulak (PSD) não conseguiu renovar o mandato na Assembleia Legislativa do…

2 horas ago

Alessandro Salgado lança livro sobre comunicação e oratória em Umuarama

O escritor e professor Alessandro Salgado lança, no dia 24 de outubro, o livro “Oratória…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais