Umuarama

Centro de Referência em Atenção Pós-Covid está em funcionamento em Umuarama

O número de novos casos de covid-19 tem caído nos últimos tempos, porém a pandemia ainda é uma realidade. No período de 35 meses, quase 42 mil pessoas foram diagnosticadas com covid em Umuarama, sendo que 360 faleceram devido a complicações da doença.

Muitas pessoas trazem diversos tipos de sequelas e agora elas podem ser tratadas no Centro de Referência em Atenção Pós-Covid, que fica na Academia de Saúde (no bairro Cidade Alta/Belvedere). Os atendimentos são realizados às terças e quintas-feiras no período da tarde, com pacientes divididos em dois grupos distintos.

“Os encaminhamentos são realizados por demanda espontânea e também por indicação dos profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS) para agendamento de uma avaliação prévia e triagem para que o paciente seja direcionado de acordo com seu quadro clínico ou sequela”, detalha Jaqueline de Bortoli Shiribayashi, diretora de APS em Umuarama.

A equipe para atendimento na Academia da Saúde trabalha em sintonia para oferecer aos pacientes sequelados uma melhora da capacidade pulmonar, da fadiga e dos casos de fraqueza muscular, além de cuidar para que a pessoa tenha melhor mobilidade e capacidade de realizar as atividades comuns da vida diária.

“Os pacientes também recebem cuidados para melhorar a memória e auxílio nas sequelas psicológicas causadas pela covid-19”, indica Jaqueline.

A diretora de Saúde, Simony Rodrigues Bernardelli Rosa, destaca que embora não haja estudos conclusivos sobre o comportamento do vírus no pós-doença, a Secretaria Municipal de Saúde acompanha um cenário de pessoas com falta de ar, dificuldade de locomoção, perda de memória e outras sequelas.

“A Academia da Saúde recebeu investimento de recursos da própria administração municipal e da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) para ser adaptada e oferecer essas atividades e cuidados”, conta.

Ela explica ainda que os profissionais atuam de forma conjunta para garantir melhores resultados aos pacientes.

“Muitos pacientes têm um processo inflamatório, que atinge principalmente os pulmões e os rins, mas as sequelas podem ser diversas, neurológicas e físicas, como dificuldades de linguagem, raciocínio, concentração e de memória, entre outras. Por isso a Academia da Saúde será de grande valia ”, analisa.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

14 minutos ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

34 minutos ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

15 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

15 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

16 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais