Foto: Assessoria
Umuarama sediou nesta quarta-feira (26) o 2° Encontro Regional de Gestores Municipais de Segurança Pública, onde foram discutidos temas como integração de ações, monitoramento e segurança pública, além de promover a troca de informações e conhecimentos.
O evento, realizado na Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana), reuniu representantes de Arapongas, Altônia, Cascavel, Maringá, Marialva, Paranavaí, Sarandi, Guaíra, Toledo e Iporã.
Segundo Elizeu Vital da Silva, secretário da Sestram, o primeiro encontro foi realizado em Maringá em dezembro e a próxima edição já está agendada para o dia 8 de março em Paranavaí.
“Essa troca de experiências e o debate sobre como fortalecer a questão da segurança pública em toda a região realmente é de grande importância, pois, como destacou o secretário de Segurança de Maringá, Ivan Quartaroli, ‘Segurança pública é algo que não se faz sozinho: é fundamental a participação de todos os agentes envolvidos’”, comentou.
O evento começou com a apresentação da Guarda Municipal de Umuarama (GMU), feita pelo diretor Valdiney Roberto Rissato. Ele relatou que há quase 31 anos a corporação é um símbolo da defesa e da proteção do cidadão.
“Trabalhando em parceria com outras forças de segurança – como as polícias Militar, Civil, Rodoviária e Ambiental, além do Corpo de Bombeiros e do Samu – a GMU é lembrada e chamada (pelo telefone 153) para as mais diversas ocorrências” afirmou Rissato,
E seguiu: “Para se ter uma ideia, de janeiro a dezembro de 2022 nós recebemos nada menos que 3.400 chamados em nossa central, uma média de 280 contatos por mês. Temos hoje um efetivo de 28 agentes – seis mulheres e 22 homens – e atuamos para coibir ações violentas ou criminosas, sempre com esse objetivo de zelar pela comunidade”, pontuou.
O secretário de Segurança Pública e de Trânsito de Arapongas, subtenente Paulo Sergio Argati, falou sobre a importância de estudos e projetos para a formação de Consórcios Intermunicipais de Segurança Pública, destacando que é uma forma de atuação integrada que reduz os custos dos serviços prestados.
“Já existem alguns consórcios intermunicipais em funcionamento no Brasil que contam com o aporte de recursos advindos de programas estaduais e nacionais que também têm o objetivo de reduzir a criminalidade e envolver a comunidade”, pontuou.
Representando a Guarda Municipal de Maringá, Alex André Antunes Andrade, falou sobre legislação pertinente a Guardas Municipais, ressaltando que essa série de encontros entre os gestores é de primordial importância para, cada vez mais, fortalecer essas instituições.
“Quanto mais tivermos informações técnicas e compartilharmos nossas ações operacionais, mais teremos condições de realizar o enfrentamento de situações que ofereçam segurança à população”, indicou.
O prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel, fez questão de prestigiar o encontro, destacando e elogiando a atuação da Sestram.
“Nossa cidade é polo e referência também na questão da segurança dos cidadãos, por isso fazemos questão de investir no fortalecimento da Sestram – que inclusive foi criada em nossa gestão, reunindo as forças de atuação da Guarda Municipal, da Diretoria de Trânsito (Umutrans) e da Defesa Civil”, registrou.
OBemdito com Assessoria
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais