Foto: Divulgação PCPR

Cotidiano

Cronos II: PC de Umuarama divulga resultado da operação contra homicídios deflagrada nesta sexta

Quatro pessoas foram detidas durante a operação e uma segue foragida

Cronos II: PC de Umuarama divulga resultado da operação contra homicídios deflagrada nesta sexta
Redação
OBemdito
20 de janeiro de 2023 10h54

A Polícia Civil de Umuarama deflagrou na manhã desta sexta-feira (20), a Operação Cronos II, destinada a combater crimes de homicídios praticados no final de 2022 e janeiro de 2023 em Umuarama. A ação contou com apoio do Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Estado do Paraná (GOA/PCPR).

PRIMEIRA OCORRÊNCIA

O primeiro crime foi praticado no dia 31 de agosto 2022, na cidade de Maria Helena, na rua Espírito Santo, por volta das 18h50, onde a vítima, Rafael Porto Dias, de 27 anos, foi alvejado com disparos de arma de fogo.

Segundo apurado, meses antes dos crime, Rafael teria se envolvido em uma briga em um estabelecimento comercial na cidade, motivada por jogo de sinuca, o que provocou a retaliação e morte da vítima.

Em relação a esse crime, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão domiciliar em desfavor dos suspeitos de praticar o crime. O primeiro contra um homem de 38 anos, morador do Conjunto Ouro Preto, Umuarama. Na residência nada de ilícito foi encontrado, apenas o celular do suspeito foi apreendido para investigações. O suspeito já possui passagem pelo crime de ameaça. Ele não foi preso e nem conduzido até a delegacia.

O segundo mandado de busca foi contra um homem de 22 anos, morador de Maria Helena. Na residência estavam o suspeito e sua companheira, uma mulher de 28 anos. No local foi apreendida uma motocicleta Honda, produto de furto no município de Loanda, em julho de 2021.

Além disso, foi apreendida a quantia de R$ 1.041,00, dois aparelhos celulares, uma maquininha do Mercado Pago, um coldre, 39 papelotes de cocaína, três porções de maconha e cento e dez gramas de sementes de maconha.

O casal foi conduzido a delegacia e ambos foram autuados em flagrante pela prática dos crime de tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e receptação. O homem não possui passagens. A mulher possui passagens por tráfico de drogas, desobediência e desacato.

Ambos permanecem presos na cadeia pública de Umuarama.

SEGUNDA OCORRÊNCIA

O segundo crime vitimou José de Oliveira, de 59 anos, no dia 30 de dezembro de 2022, no bairro Jardim Cruzeiro, em Umuarama. A vítima foi espancada pelos autores até a morte. O motivo do crime foi uma discussão verbal entre as partes momentos antes do crime.

Em relação a esse fato foram cumpridos dois mandados de prisão preventiva. O primeiro preso é um homem de 23 anos, que foi encontrado na casa de sua mãe, no bairro Jardim Cruzeiro. O suspeito já possui passagem por tráfico de drogas e desobediência.

O segundo é um homem de 20 anos, preso na casa da sua namorada, na Zona III de Umuarama. O suspeito não possui passagens pela polícia.

Ambos permanecem presos na cadeia pública de Umuarama.

TERCEIRA OCORRÊNCIA

O terceiro crime ocorreu no dia 7 de janeiro, na Rua das Fitonias, no parque Jabuticabeiras, em Umuarama. A vítima José Elias Cavalcanti, de 45 anos, foi alvejada com diversos disparos de arma de fogo. O crime ocorreu em razão de um desentendimento entre autor e vítima, que disputavam a propriedade de um imóvel em Umuarama.

Contra o suspeito foi expedido um mandado de prisão preventiva, mas ele não foi localizado pelas equipes policiais. Por esse motivo, ele é considerado foragido pela Polícia Civil. Trata-se de ROMUALDO MOREIRA DE SOUSA NETO, de 29 anos. Quem tiver informações sobre o seu paradeiro pode entrar em contato com a Polícia Civil de Umuarama através do telefone (44) 3621-2650 ou (44) 99734-4199.

Durante as investigações o suspeito chegou a comparecer na delegacia de polícia e prestar sua versão sobre os fatos. Ele alegou ter agido em legítima defesa. Na ocasião ele foi ouvido e liberado, pois ainda não havia um mandado de prisão contra ele.

Dias após esse comparecimento, o suspeito entregou a arma do crime, através do seu advogado, mas não compareceu na unidade policial e nem foi encontrado nos seus endereços conhecidos. A arma entregue é uma pistola calibre 9mm, sem registro de propriedade.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.