Umuarama

Umuarama: Após protestos de servidores públicos, prefeito retira projetos da pauta de votação

Três Projetos de Lei, sendo dois deles de Lei Complementar, que estavam previstos para serem votados nesta sexta-feira (09), durante sessão extraordinária da Câmara de Vereadores de Umuarama, foram retirados de pauta.

Os Projetos de Emenda a LOM 2/2022, de Lei Complementar 46/2022 e de Emenda à Lei Orgânica Municipal nº 001/2023 foram retirados a pedido do prefeito Hermes Pimentel, que segundo informações de bastidores, não tinha os votos suficientes para a aprovação.

A decisão foi comunicada no início da sessão que começou com duas horas de atraso, por volta as 15h30, depois de algumas conversas internas entre os vereadores. Durante todo o tempo, professores e funcionários públicos se manifestaram contrários aos Projetos e pediam para que eles fossem retirados de votação.

“Para nós significa que abriu uma porta para o diálogo. O sindicato tem dados importantes para levar para administração. Agora iremos oficiar e encaminhar todas as nossas informações para que prefeito possa ver que têm outras opções tanto para a reforma da previdência quanto para a alteração do piso dos professores”, comemorou a presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (Sispumu), Lígia Strugala Bezera.

Segundo ela, o sindicato está disposto a discutir uma forma que, nas palavras dela, “não seja tão prejudicial para a categoria, mas que possa também arrumar uma maneira para o município não ser tão prejudicado”.

Projetos

Dos projetos colocados em pauta, um já havia sido retirado de votação no mês de dezembro.  O PLC 46/2022, que trata da reforma da previdência municipal, também foi retirado de pauta a pedido do chefe do Executivo depois de protestos dos servidores municipais.

Além deste PLC, na sessão desta segunda-feira, também estava pautado o Projeto de Lei Complementar nº 001/2023, que prevê que a remuneração para todos os profissionais do magistério seja pago através de abono complementar aos profissionais.

O PLC gerou descontentamento nas redes sociais, principalmente porque em um dos artigos estabelece que o abono complementar, que será concedido, não se incorpora aos vencimentos ou proventos dos servidores ativos.

Além disso, diz que os inativos, cuja remuneração exceda o valor do piso salarial profissional nacional do magistério, deverá ser calculado mensalmente e atribuído de acordo com o valor necessário para equivalência ao piso salarial profissional nacional, sendo que, conforme houver o avanço da carreira do profissional, o mesmo será reajustado.

Já o outro Projeto de Emenda a LOM 2/2022, tratava também de alterações necessárias para a aprovação da reforma previdenciária. Os projetos retirados agora voltaram a ser discutidos com os servidores e poderão ser colocados em pauta novamente assim que houver entendimento entre o funcionalismo público e o Executivo municipal.

OBemdito entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da prefeitura de Umuarama para saber o posicionamento do Executivo quanto a retirada dos projetos da pauta de votação.

Em nota, a prefeitura afirmou que o prefeito Hermes Pimentel decidiu retirar os projetos de autoria do Executivo para ampliar o diálogo com os servidores do Magistério e representantes dos aposentados e pensionistas.

Segundo a nota, a decisão foi tomada por conta de dúvidas apresentadas pelos vereadores, que poderiam dificultar a aprovação das propostas e que por isso o prefeito decidiu retardar a votação para que novas conversas sejam realizadas com as categorias a fim de minimizar os impactos tanto para os professores e servidores aposentados, quanto para o município.

A nota finalizada dizendo que o prefeito Hermes Pimentel afirmou que o munícipio precisa se adequar à legislação federal na questão do piso do magistério e tornar viável o Fundo de Previdência Municipal de Umuarama, sendo assim, vai dialogar com os servidores para chegar a um termo que seja viável para a administração e que preserve os direitos dos trabalhadores.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

9 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

10 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

12 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

14 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

15 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais