Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Você tem alguma superstição para a virada do ano? Confira os entrevistados de OBemdito

A maioria dos entrevistados não demonstrou acreditar em rituais

Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Fotos: Danilo Martins/OBemdito
Você tem alguma superstição para a virada do ano? Confira os entrevistados de OBemdito
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 31 de dezembro de 2022 às 16h48 - Modificado em 2 de janeiro de 2023 às 07h41
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Muitas pessoas possuem diversas superstições e rituais para a virada do ano. Entre elas estão cores de roupas, roupas íntimas novas, pular ondas (para quem está na praia), guardar uma folha de louro na carteira, comer romã, lentilha, carne de porco, uvas, entre tantas outras.

Os objetivos são variados, mas a maioria invoca que o novo ano seja de amor, paz, sorte, prosperidade e saúde.

OBemdito foi para as ruas de Umuarama conversar com algumas pessoas. A maioria dos entrevistados não demonstrou acreditar em rituais como uma forma de projetar um ano melhor. Confira abaixo:

Aislan Gabriel da Silva Leão, 20 anos, está desempregado e mudou-se recentemente para Umuarama. Ele disse que a esposa está grávida e a família normalmente passa a noite de réveillon em algum restaurante e depois vai para a praça assistir a queima de fogos. “Sou apenas acostumado a usar roupa branca ou amarela, mas eu acredito em Deus mesmo”, disse.

Camila Souza, 25 anos, é gerente de produção. Ela está programando a virada de ano em uma praia de Santa Catarina com o esposo e um casal de amigos. “Gosto de usar cores mais claras, para passar a virada na paz. E pretende pular as sete ondas na praia”, confidenciou.

Jéssica Monteiro da Silva, 25 anos, contou que provavelmente vai viajar para outra cidade próxima e afirmou não ter superstições. “Já passei com cores de roupas variadas, branco, amarelo, até de preto. Não acredito muito não”, disse. A jovem vai passar a festividade acompanhada pela família.

Pâmela Pires, 19 anos, também estará acompanhada por familiares (a mãe e o irmão) e eles pretendem ficam em casa mesmo. “Não tenho hábito de usar roupas de cores na virada do ano”, explicou.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.