Terreno onde será a construída a Casa de Custódia de Umuarama (IMAGEM GOOGLE MAPS)
O governo do Estado publicou o edital de licitação que vai escolher a empresa responsável por construir a Casa de Custódia de Umuarama. Apesar da resistência dos moradores, o local escolhido para o complexo de obras foi mantido, na Estrada Canelinha, ao lado do Bairro São Cristóvão.
O aviso de licitação inclui duas fases: a primeira contempla a prestação de serviços técnicos para a elaboração do projeto básico de arquitetura e engenharia; a segunda, por sua vez, é a construção propriamente dita, que terá 9.915,08 metros quadrados. O preço máximo anunciado pelo governo é de pouco mais de R$ 43,3 milhões.
O prazo de execução é de 720 dias corridos. O edital estará disponível às empresas interessadas a partir desta quarta-feira (21). A abertura dos envelopes com as propostas está prevista para 31 de janeiro.
A Casa de Custódia é para onde são encaminhados os presos temporários e que aguardam julgamento. Uma vez condenados, eles são transferidos para presídios. Há vários anos, Umuarama e região enfrentam a necessidade de centenas de vagas prisionais, um drama que coloca em risco a segurança da população, diante de cadeias impróprias.
A notícia do investimento é positiva para boa parte da comunidade, exceto os moradores do São Cristóvão e adjacências, conforme eles mesmos vêm se manifestando pelas redes sociais. Ainda no período de audiências públicas para deliberar sobre a construção na área destinada pelo município, as lideranças do bairro se manifestaram contrárias à escolha do lugar. Os moradores lotaram as sessões da Câmara de Vereadores para aprovação do terreno e chegaram a bloquear a PR-323.
Entre outros argumentos, os moradores alegam que já são prejudicados pela Estação de Tratamento de Esgoto da Sanepar no bairro, o que via de regra causa mau odor. Sem falar nos prejuízos gerados diante da baixa valorização das propriedades.
“Estamos indignados. O bairro não foi preparado para esse tipo de construção. Hoje vivemos numa tranquilidade e sabemos que isso não vai continuar. Esperaram passar a campanha e voltaram com essa decisão de cima para baixo, quando já tínhamos exposto a nossa rejeição. A insatisfação aqui é geral. Não somos contra a Casa de Custódia. Somos contra (a construção) dentro dos bairros”, disse Jean Carlos Felipe, presidente da Associação de Moradores do São Cristóvão.
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais