Umuarama

Escola do Trabalhador 4.0 inicia capacitação em Umuarama e cidades da região

Graças a uma parceria entre o Ministério de Trabalho e Previdência, a Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf) e a Microsoft, começou em todo o Estado o curso de capacitação que oferta treinamento para o uso da plataforma Escola do Trabalhador 4.0.

A qualificação é destinada aos profissionais da rede Sistema Nacional de Emprego (Sine). Em Umuarama, o sistema é operado através de convênio entre a Sejuf e a Prefeitura, por meio da Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria e Comércio.

A Escola do Trabalhador 4.0 é uma plataforma de cursos online totalmente gratuita, com conteúdos voltados às áreas de tecnologia e inovação. “Na manhã desta quinta-feira (15) tivemos uma capacitação com gerentes e atendentes das agências de toda a regional de Umuarama. O Paraná foi escolhido para o curso piloto por ter o Sine mais atuante no país, líder em intermediação de mão de obra”, lembrou o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros.

Esse reconhecimento, segundo ele, se dá pelo ótimo resultado de ações como o programa Emprega Mais Paraná, os mutirões de empregabilidade setorizados e os programas de qualificação profissional, como o Recomeça Paraná e as Carretas do Conhecimento. “A Escola 4.0 oferece cursos gratuitos em temas de tecnologia e produtividade, já tendo capacitado um grande número de alunos”, acrescenta.

A plataforma traz 11 trilhas de aprendizagem que englobam 58 cursos de tecnologia em diferentes níveis, com base nas principais competências exigidas pelo mercado de trabalho. As trilhas são totalmente a distância, constituídas por diferentes cursos, gratuitos e sem requisitos de escolaridade, os quais abordam temáticas focadas nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, desde a alfabetização digital até módulos mais avançados de computação em nuvem, inteligência artificial e ciência de dados.

No final de cada trilha de aprendizagem, o estudante responde o exame que testará o seu aprendizado geral – uma condição necessária à obtenção do certificado de cada curso. Para complementar o processo são disponibilizadas aulas ao vivo (encontros síncronos quinzenais ou mensais) para que o estudante possa, junto com o tutor de seu curso, refletir sobre a prática dos aprendizados e desafios desta formação e tirar suas dúvidas sobre os conteúdos.

O aluno aprovado receberá um certificado de conclusão chancelado pela Microsoft. Os cursos definidos são: trabalho com computador, criação de conteúdo digital, curso de Excel, Onedrive, programador de software, desenvolvedor de programas, analista de dados, analista de segurança de dados e engenheiro de dados, entre outros.

“Para fazer o curso é necessário ter 14 anos ou mais. Não é exigido escolaridade. Interessados devem comparecer à Agência do Trabalhador para receberem as instruções e o link de acesso para as inscrições”, completa o gerente Reginaldo Barros. Mais informações fone (44) 3621-1100.

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

11 minutos ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

48 minutos ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

1 hora ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

1 hora ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

2 horas ago

Polícia Civil prende em Xambrê homem por dívida de pensão alimentícia

Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…

2 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais