Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Vítima de AME, família comemora que bebê irá receber remédio para continuar vivendo

Acometido pela Atrofia Muscular Espinhal (AME) que atinge uma a cada 10 mil nascidos vivos, o pequeno Vinícius de Brito […]

Foto: Tribuna do Interior
Foto: Tribuna do Interior
Vítima de AME, família comemora que bebê irá receber remédio para continuar vivendo
Redação - OBemdito
Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 12h11 - Modificado em 10 de dezembro de 2022 às 12h11
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Acometido pela Atrofia Muscular Espinhal (AME) que atinge uma a cada 10 mil nascidos vivos, o pequeno Vinícius de Brito Samsel, de 2 anos e 10 meses finalmente recebeu autorização pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para receber o medicamento que irá tornar possível sua luta pela vida: o Zolgensma, considerado o remédio mais caro do mundo.

O presente de Natal de Vinícius chegou antecipado, nesta quinta-feira (8). A decisão veio através do ministro Edson Facchin, relator do STF.

“Se antes foi negado o direito à vida de Vinícius, agora, através do relator do STF, o ministro Edson Facchin, o menino terá o seu remédio. Diante do artigo 196 da Constituição, ele condenou o estado do Paraná e a União a conceder o medicamento. Precisamos agora que seja cumprida a decisão”, afirmou a delegada Graziela Costa Leite.

“Na nossa cabeça passa um filme de tudo que passamos para chegar até aqui. Tivemos várias negativas do estado do Paraná e do STJ. E quanta dor sentimos no nosso coração em ver o direito do nosso filho sendo negado. Mas agora só temos motivos para agradecer”, declararam os pais de Vinícius, em suas redes sociais.

Muito emocionados, eles ainda agradeceram a Deus, à advogada, e a todos que se movimentaram pela causa. “Gratidão resume tudo que estamos sentindo. Você merece muito essa vitória filho, você é guerreiro e luta todos os dias com muita força. Logo o seu remedinho estará correndo nas suas veias. Estaremos ao seu lado fazendo de tudo para que você possa ter a melhor qualidade de vida possível”, afirmaram.

Entretanto, a decisão ainda carece do cumprimento do governo federal e o governo do Paraná. Contra o relógio, a família ainda espera que a medida seja acatada o mais rápido possível, porém os dois agravantes do caso é que a decisão ainda cabe recurso e foi tomada próximo ao período de recesso de fim de ano.

AME e Zolgensma

A AME é considerada a principal causa genética de mortes em bebês, pois afeta a capacidade dos pequenos se de moverem, engolirem e até respirarem. Em Vinicius Brito, a doença foi diagnosticada quando ele possuía somente quatro meses, e aos seis meses o bebê iniciou os procedimentos necessários.

É uma constante luta pela vida que Vinicius enfrenta diariamente. Muitas pessoas se comoveram com a condição do menino, e se mobilizaram para ajudar a custear seu tratamento através de vaquinhas online, doações e campanhas.

Uma alternativa para tratamento de Vinicius é um remédio chamado Zolgensma – considerado o remédio mais caro do mundo, custando em torno de R$ 9 milhões. Ao ser administrado na criança ainda pequena, o remédio pode impedir o avanço da doença. Foi pensando nisto que a advogada da família protocolou um pedido requisitando que o Estado contribuísse para salvar a vida da criança.

O processo de Vinícius foi ajuizado em 21 de agosto de 2020, na Justiça Federal de Campo Mourão. Dias depois, em 26 de agosto, teve a liminar negada. A defesa recorreu da decisão. Mas a liminar foi negada novamente, em 29 de setembro. Em novembro, a família decidiu recorrer da negativa da liminar de recurso.

Para continuar vivo, o pequeno Vinicius sobrevive através de um respirador mecânico, que foi emprestado à família. Ele vive o dia todo deitado para evitar fazer esforços e comprometer ainda mais sua saúde. Para ele, a única saída é o medicamento.

(Redação, Panorama Regional e CBN Maringá)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.