Umuarama

Novo pedido de cassação de Pozzobom é protocolado na Câmara de Veadores de Umuarama

O ex-prefeito de Umuarama, Jorge Viera, na condição de cidadão, protocolou na manhã desta sexta-feira (9), um novo pedido de cassação do ex-prefeito Celso Pozzobom (PSD), na Câmara Municipal de Vereadores.

O pedido, que é baseado na denúncia feita pelo Ministério Público Estadual (MP-PR), por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa, tem por objetivo travar uma eventual volta de Pozzobom ao cargo, após uma decisão da desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira, da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR).

Na decisão, que é datada do dia 2 de dezembro, a desembargadora suspendeu, em caráter liminar, a decisão da Câmara de Vereadores de Umuarama que havia, em janeiro deste ano, cassado o mandato do prefeito Celso Pozzobom.

“Como a desembargadora Regina, nesta semana, reintegrou os direitos políticos de Celso, que é réu, nós, enquanto população de Umuarama, vamos cassá-lo novamente, quantas vezes for necessário” afirmou Vieira.

Segundo ele, com o novo pedido, seria possível assegurar que o município não tenha prejuízos com uma eventual volta de Pozzobom ao cargo, já que na decisão da desembargadora, foi concedida uma tutela de urgência para determinar a suspensão da sessão de cassação e retorno dos vencimentos do prefeito cassado.

“A procuradora Dra. Regina deu uma liminar provisória que pode ser derrubada a qualquer momento. Talvez esse processo nem seja usado, se derrubar com uma liminar, continua normalmente a cassação por unanimidade pelos senhores vereadores”, explicou o ex-prefeito.

Agora, após o protocolo, será necessário dar a publicidade do pedido para que então ele possa ter andamento na Câmara. “Depois de ter dado essa publicidade nós vamos ver quais os melhores caminhos porque os procedimentos são regidos pelo decreto 20167 e nós vamos acompanhar esse decreto”, afirma o procurador do Legislativo, Diemerson Castilho.

Em paralelo ao pedido de cassação, protocolado nesta manhã, a Câmara de Vereadores também protocolou nesta semana, um recurso pedindo a suspensão da decisão da Desembargadora Regina Helena Afonso de Oliveira.

Rodrigo Mello

Formado em Jornalismo pelo Centro Universitário de Pato Branco (Unidep), tem especialização em Docência e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Paranaense (Unipar). Com 23 anos de experiência, trabalhou em portais de notícia, assessoria de imprensa, TV e rádio. Foi assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e secretário municipal de Comunicação entre os anos de 2010 e 2013. Atualmente, é jornalista no portal OBemdito, onde escreve sobre política, educação, saúde, cidadania e segurança pública.

Recent Posts

Vídeo mostra momento que a PCPR encontra ‘Dog Dog’, investigado por mortes de primas

O vídeo de uma câmera de monitoramento mostra o momento em que o Grupo Tigre…

7 horas ago

Polícia Militar de Iporã faz abordagem e fiscalização de veículos na PR-323

A Polícia Militar (PM) de Iporã realizou uma operação de abordagem e fiscalização de veículos…

8 horas ago

Umuarama: PM prende homem por descumprir medida protetiva e ir à casa da ex-mulher

A Polícia Militar (PM) prendeu um homem de 33 anos após ele descumprir uma medida…

9 horas ago

PM cumpre mandado de prisão por tráfico de drogas contra moradora de Alto Piquiri

A Polícia Militar (PM) cumpriu um mandado de prisão pelo crime de tráfico de drogas…

9 horas ago

Homem ofende e ameaça mãe e padrasto com motosserra em Umuarama

Uma ameaça de morte mobilizou a Polícia Militar (PM) de Umuarama na manhã deste sábado…

10 horas ago

Endocrinologista alerta que uso de canetas emagrecedoras pode causar perda muscular

O uso de medicamentos popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras tem se mostrado eficaz no combate…

10 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais