Paraná

Após TSE negar recurso de ex-prefeito, Beto Richa assumirá como deputado federal em 2023

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assumirá como deputado federal em 2023. A cadeira foi garantida a Richa pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou um recurso apresentado pelo ex-deputado e ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), contra o indeferimento do seu registro de candidatura.

O ex-prefeito de Ponta Grossa foi o mais votado da federação PSDB/Cidadania, e seria eleito pelo partido. No entanto, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral por estar com os direitos políticos cassados.

Canto havia sido condenado por improbidade administrativa em 2002, mas só pagou a multa da sentença em agosto deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, o prazo de oito anos de inelegibilidade começa a ser contado a partir do fim do cumprimento da sentença.

O relator Carlos Horbach manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que considerou o ex-prefeito inelegível. Por unanimidade, os membros da Corte do TSE acompanharam o entendimento.

Por conta desta decisão, o segundo mais votado do partido, Beto Richa, assumirá a vaga. O TSE cassou a candidatura de Canto, mas contou seus votos para a legenda. Com isso, a eleição do ex-governador foi confirmada.

OBemdito com Banda B

Redação

Recent Posts

Imagens de drone mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir da PCPR pelo telhado de residência

Imagens do drone da Polícia Civil do Paraná (PCPR) mostram ‘Dog Dog’ tentando fugir pelo…

12 minutos ago

Estudantes de Medicina da Unipar participam de ação pelo Dia da População em Situação de Rua

Os alunos do curso de Medicina da Universidade Paranaense (Unipar) participaram, nesta quarta-feira (19), de…

27 minutos ago

Seminovo virou escolha racional e não mais segunda opção: como o mercado automotivo brasileiro mudou nos últimos três anos

O mercado de seminovos em BH e no restante do Brasil vive o maior ciclo de vendas…

50 minutos ago

Inovação & Negócios: Palestrante promete compartilhar segredos para encantar clientes

Alexandre Slivnik estará em Umuarama no dia 24 de setembro para a 5ª edição do…

54 minutos ago

Mulher de 38 anos que fingia ser menina de 12 anos e fez vítimas no PR é condenada por estelionato

Amanda Maria Souza de Oliveira, de 38 anos, foi condenada por estelionato e falsa identidade

1 hora ago

Nando Reis apresenta show “Voz e Violão” em Umuarama com participação de Sebastião Reis

Nando Reis é um dos principais nomes da música popular brasileira e suas composições ultrapassam…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais