Paraná

Após TSE negar recurso de ex-prefeito, Beto Richa assumirá como deputado federal em 2023

O ex-governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), assumirá como deputado federal em 2023. A cadeira foi garantida a Richa pelo pleno do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que negou um recurso apresentado pelo ex-deputado e ex-prefeito de Ponta Grossa, Jocelito Canto (PSDB), contra o indeferimento do seu registro de candidatura.

O ex-prefeito de Ponta Grossa foi o mais votado da federação PSDB/Cidadania, e seria eleito pelo partido. No entanto, foi considerado inelegível pela Justiça Eleitoral por estar com os direitos políticos cassados.

Canto havia sido condenado por improbidade administrativa em 2002, mas só pagou a multa da sentença em agosto deste ano. Pela Lei da Ficha Limpa, o prazo de oito anos de inelegibilidade começa a ser contado a partir do fim do cumprimento da sentença.

O relator Carlos Horbach manteve a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que considerou o ex-prefeito inelegível. Por unanimidade, os membros da Corte do TSE acompanharam o entendimento.

Por conta desta decisão, o segundo mais votado do partido, Beto Richa, assumirá a vaga. O TSE cassou a candidatura de Canto, mas contou seus votos para a legenda. Com isso, a eleição do ex-governador foi confirmada.

OBemdito com Banda B

Redação

Recent Posts

PCPR prende veterinário que prescreveu 112,6 mil frascos de cetamina em 4 anos

A substância é um medicamento veterinário que estava sendo utilizada como droga alucinógena

31 minutos ago

BPFron apreende 3,5 toneladas de maconha e recupera caminhonete furtada em Umuarama

Ação integrada apreende droga, cigarros e recupera veículo carregado em Mundo Novo (MS)

1 hora ago

Concessionária Uvel promove liquidação histórica com Operação Limpa Pátio

Campanha oferece descontos inéditos, bônus na troca e condições de fábrica

2 horas ago

Quatro homens morrem em confronto com a Rone no Paraná

Suspeitos reagiram à abordagem policial em Piraquara; grupo era investigado por furto a imóvel de…

2 horas ago

Colisão traseira derruba motociclista na PR-482 durante lentidão no trânsito

Colisão traseira ocorreu na manhã desta quinta (4), entre Maria Helena e Umuarama

2 horas ago

Estudante de Umuarama conquista 3º lugar nacional na Maratona Tech

Amanda Nagera, aluna da Escola Durval Seifert, se destaca em competição nacional de tecnologia

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais