Umuarama

MPPR recomenda que proibição de cigarros eletrônicos seja fiscalizada em Umuarama

Em Umuarama, no Noroeste do estado, o Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da 1ª Promotoria de Justiça, expediu recomendação administrativa aos municípios da comarca para que haja uma efetiva fiscalização da proibição do cigarro eletrônico.

O documento é dirigido às Secretarias Municipais de Educação, aos departamentos da Vigilância Sanitária de cada cidade, ao delegado-chefe da 7ª Subdivisão Policial de Umuarama e ao Núcleo Regional de Educação de Umuarama.

O MPPR sustenta que há vários riscos relacionados ao uso do chamado “cigarro eletrônico”, como o aumento da possibilidade de iniciação de jovens e adolescentes no tabagismo, a probabilidade de uso de drogas ilícitas, o alto potencial de dependência e a toxicidade.

Os impactos negativos nas políticas de controle do tabaco, a alta prevalência de uso – especialmente por crianças, adolescentes e adultos jovens – em países que permitem tais produtos e o risco de propaganda indevida desses artigos, entre outros, também são apontados como riscos.

Proibição

A recomendação aponta que atualmente o comércio, a importação e a propaganda de tais dispositivos são proibidos no Brasil e que o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 81, inciso III) veda expressamente a venda a crianças ou adolescentes de produtos cujos componentes possam causar vários problemas.

Entre eles são apontados: dependência física ou psíquica, tipificando a conduta do infrator como crime contra a criança e adolescentes, nos termos do artigo 243 do mesmo diploma legal. Além disso, quem comercializar, publicizar ou importar dispositivos eletrônicos para fumar no Brasil está sujeito a sanções administrativas.

No documento, o MPPR recomenda aos Municípios, por meio dos departamentos de Vigilância Sanitária, “a definição de estratégias visando a conscientização aos comerciantes […] em relação à proibição dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), com autuação e aplicação das sanções administrativas àqueles que comercializarem dispositivos eletrônicos, visando à responsabilização por infringem o que disciplina a Resolução nº 46/2009 da Anvisa”.

Escolas

Aos diretores das escolas, recomendou-se “a apreensão do(s) objeto(s), alterando-se, caso necessário, seus regimentos internos para normatizar o recolhimento (‘apreensão’) dos DEFs em ambiente escolar, configurando um meio válido e eficaz de controle e coibição da conduta, sem prejuízo do encaminhamento das informações (ata escolar e documentos)”.

Para a Polícia Civil, o documento recomenda “a apreensão dos dispositivos quando houver indícios da prática do crime contra criança e adolescente, para apuração da autoria e da conduta do infrator que vendeu, entregou ou forneceu, ainda que gratuitamente, o Dispositivo Eletrônico de Fumar aos jovens, na forma do art. 243 do ECA.”

Foi indicado aos destinatários o prazo de 30 dias para que apresentem uma resposta oficial à proposição do MPPR.

(Assessoria MPPR)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

10 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

11 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

11 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

13 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

15 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais