Umuarama

Vigilância de Umuarama vai fiscalizar comércios e escolas para proibir uso de cigarros eletrônicos

A promotora de Justiça Fernanda Bertoncini Menezes, do Ministério Público do Estado Paraná (MP-PR), notificou a Covisa (Coordenadoria de Vigilância em Saúde) de Umuarama, apresentando a Recomendação Administrativa n° 003/2022.

A recomendação refere-se a necessidade de fiscalização de estabelecimentos comerciais e escolas onde adolescentes e jovens estariam livremente fazendo uso de dispositivos eletrônicos para fumar.

Por meio de um procedimento administrativo, a promotora busca cumprir as garantias estabelecidas no Estatuto da Criança e do Adolescente, após reunião realizada na cidade e que contou com a presença de representantes dos CMDCA, das secretarias de Educação, da Saúde e da Defesa dos Direitos do Consumidor, entre outros.

Na reunião ficou claro a proibição do uso de todas as formas de cigarros eletrônicos, também chamados de vaper, pod, e-cigarette, e-ciggy, e-pipe, e-cigar, heat not burn (tabaco aquecido), entre outros. “Todos esses dispositivos são proibidos no Brasil desde 2009 resolução RDC 46/2009 da Anvisa”, pontuou.

Pela Recomendação Administrativa, a Coordenadoria de Vigilância Sanitária terá de tomar várias providências, como fiscalizar, notificar e aplicar as penalidades previstas na legislação brasileira.

“Teremos de formar uma força-tarefa para coibir o uso de cigarros eletrônicos em estabelecimentos comerciais da cidade como bares, lanchonetes, choperias e conveniências, que serão notificadas sobre a Recomendação Administrativa do MP-PR”, destacou Claudeni Scapolan, coordenadora de Vigilância Sanitária.

“Vamos alertar todos os comerciantes que têm esses produtos para venda. Também teremos de notificar diretores de escolas e colégios para que denunciem e tomem as providências para impedir o fumo dentro dos ambientes de ensino”, reiterou.

Proibidos no Brasil, os cigarros eletrônicos – conhecidos como ‘vapers’ (a pronúncia é vêiper) ou póds –, são considerados por autoridades médicas como mais nocivos que o próprio cigarro convencional.

“A legislação brasileira proíbe o uso de cigarros de qualquer espécie em ambientes fechados. Porém, contra o cigarro eletrônico há agravantes, pois seu uso, compra e venda são considerados ilícitos penais, já que são produtos proibidos pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, comenta Claudeni.

O prazo para iniciar as fiscalizações já foi definido e as ações vão começar no próximo final de semana (2 de dezembro).

OBemdito com Assessoria

Redação

Recent Posts

Ginástica Rítmica da Unipar faz apresentação gratuita de espetáculo no dia 13

Evento gratuito marca o encerramento das atividades de 2025 e reúne cerca de 105 crianças…

5 horas ago

Solenidade oficializa Dom Frei Pedro Cesário Palma como bispo diocesano de Jardim

O religioso, que atuava em Umuarama, assumiu oficialmente a missão de bispo diocesano

6 horas ago

Apesar de apelo nacional, paralisação de caminhoneiros em Umuarama é incerta

Chamado impulsionado por vídeos divide a categoria, que teme uso político do movimento

6 horas ago

Programação de Natal movimenta Cruzeiro do Oeste com espetáculos e passeio do Papai Noel

Cidade recebe atrações culturais, espetáculo teatral e passeio do Bom Velhinho pelo comércio

6 horas ago

Ação entrega óculos gratuitamente para alunos da rede municipal de Umuarama

O projeto atendeu mais de 6.500 alunos e garantiu a entrega dos óculos para os…

6 horas ago

Medo de ataque escolar leva mãe a entregar armas em igreja no Paraná

PM apreendeu facas, machadinha, socos-ingleses e máscaras após denúncia

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais