Foto: Assessoria
Diante dos muitos pontos positivos a partir da realização dos Círculos de Construção de Paz e Justiça Restaurativa na Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação de Umuarama percebeu a necessidade de ampliar o trabalho, promovendo a formação de novos facilitadores para a disseminação dos conceitos do processo.
As práticas de Justiça Restaurativa têm se mostrado eficazes na prevenção de conflitos, facilitando diálogos que ajudam a fortalecer vínculos entre os grupos de convivência. Os círculos de construção de paz são um formato concreto e acessível para atender às necessidades mais básicas do ser humano, como pertencimento e significado.
“O uso de círculos de forma regular, na construção do senso de comunidade e de aprendizagem conjunta, pode se tornar a base para comunidades mais saudáveis nas escolas. Contribuindo para que os envolvidos desenvolvam habilidades de convivência, nós podemos mudar a cultura vigente para uma cultura de maior bem-estar para todos”, explicou a secretária da Educação, Mauriza de Lima Menegasso.
Com esta análise, o município selecionou mais quatro unidades educacionais para fazerem parte dessa construção – as escolas Evangélica, São Cristóvão, São Francisco de Assis e Malba Tahan.
“Cada escola conta com as seguintes representações: secretário escolar, auxiliar de serviços gerais, professor e coordenação escolar, e mais três profissionais da equipe da secretaria, totalizando 20 novos facilitadores”, explicou a secretária Mauriza.
No período de 3 a 10 de novembro esse novo grupo juntou-se ao primeiro grupo de facilitadores para passar por uma formação, aplicada no Centro Municipal de Desenvolvimento e Pesquisa em Educação (CMDPE).
“Os grupos mais antigos recebem aperfeiçoamento de círculos complexos, que são aqueles onde há a necessidade de reestabelecimento dos vínculos diante de um conflito, buscando as possibilidades de restauração a partir das necessidades de quem estava envolvido na situação conflitiva”, explicou a coordenadora pedagógica Patrícia de Araújo Abucarma Stevanato.
A formação é realizada pela empresa Vinculare Psicologia Jurídica – Cursos e Supervisões, com as facilitadoras Aline Fioravante e Virgínia Bernardino, sob a supervisão técnica de Lara Schmitt Cesar.
“Agradecemos a todos os professores e equipes das escolas por terem aceito o convite e fazerem parte desse projeto. O objetivo é criar um ambiente educacional harmonioso e humanizado”, completou a secretária da Educação.
OBemdito com Assessoria
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais