Foto: Assessoria PMU
Na última semana a Secretaria de Assistência Social passou a contar com o Serviço de Vigilância Socioassistencial. A implantação foi oficializada na última quinta-feira, 3, durante reunião na Secretaria-Executiva dos Conselhos. Para a secretária da Assistência Social, Adnetra Vieira Santana, a instalação do serviço é um marco na política municipal do setor.
“A Vigilância Socioassistencial deve apoiar atividades de planejamento, organização e execução de ações desenvolvidas pela gestão e pelos serviços, produzindo, sistematizando e analisando informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos; sobre padrões de ofertas de serviços; e benefícios socioassistenciais”, explicou.
Segundo Adnetra, é uma ampla frente de trabalho conjunto que depende do envolvimento de todos. “O momento é gratificante e, apesar da apreensão pela novidade, estamos confiantes de que será possível integrar os serviços da rede e melhorar bastante o atendimento”, afirmou.
A secretária disse ainda que haverá novidades para o próximo ano – como um concurso público – e que a partir da atuação da Vigilância espera maior entrosamento dos serviços e o surgimento de novas ações. “Estamos avançando com alegria e entusiasmo, trocando vivências e buscando sempre novas propostas. Em até dois meses queremos padronizar a atuação por meio da Vigilância para iniciarmos 2023 com informações, ações e procedimentos adequados”, completou.
A Secretaria de Assistência Social investiu R$ 12 mil na contratação da assistente social Paula Fonseca do Nascimento, que fará assessoria por um período de 4 meses e contará com o apoio da técnica responsável pela Vigilância, Janaína Barboza.
“Temos mais quatro meses de trabalho pela frente, discutindo ideias e propostas e levantando a situação de cada serviço social. É uma construção coletiva, com liberdade para discussões. Estudamos bastante, fizemos cursos, conhecemos a Vigilância instalada em outras cidades (especialmente Campo Mourão) e agora estamos prontos para iniciar o trabalho”, destacou Janaína.
A atenção será focada em áreas específicas – como território, risco e vulnerabilidades. “Essa é uma das funções da política de assistência social, pautar suas ações na leitura e interpretação crítica dos dados, traduzidos em informações concretas e úteis, até construirmos uma base norteadora para a gestão da assistência social”, completou Paula Nascimento.
O plano que resultou na criação da Vigilância Socioassistencial já está sendo implantado junto aos serviços da rede assistencial. “Em breve vamos colher os frutos desse trabalho. O objetivo é melhorar o atendimento prestado pelo município numa área considerada prioritária pelo prefeito Hermes Pimentel”, finalizou a secretária Adnetra.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais