Foto: Colaboração/Emili Marine Silva

Cotidiano

Moradora do Jardim Canadá chama a Polícia Ambiental após morte de sete gatos no bairro

Foto: Colaboração/Emili Marine Silva
Moradora do Jardim Canadá chama a Polícia Ambiental após morte de sete gatos no bairro
Redação
OBemdito
3 de novembro de 2022 19h48

Uma moradora do Jardim Canadá em Umuarama acionou a Polícia Ambiental Força Verde na tarde desta quinta-feira (3) após a morte de quatro dos oito gatos que ela tinha em casa por envenenamento.

Emili Marine Silva, reside na Rua José Françolin e desde que passou a ter os animais, a cerca de sete anos, nunca havia registrado uma situação assim. Lamentavelmente do dia 28 de setembro quando os gatos dela começaram a ser mortos, outros três da vizinhança também tiveram o mesmo fim.

“Faz sete anos que tenho meus gatos e nunca tivemos desentendimentos com vizinhos por conta disso. Meus animais são castrados, vacinados e possuem coleiras de identificação”, conta com a voz embargada.

Segundo ela, os dois primeiros morreram no quintal da casa, um em frente a calçada, e o último, nesta quinta-feira, do outro lado da rua.

“A suspeita é que alguém esteja jogando carne envenenada dentro do quintal. Isso deve acontecer no período da noite porque os gatos amanhecem mortos”, afirma ao contar que as mortes acontecem sempre da mesma forma.

Nesta tarde, inconformada com a situação, ela decidiu novamente registrar um Boletim de Ocorrência. “Fui orientada pelos policiais a encaminhar os animais para uma autópsia, mas aqui em Umuarama, já procurei, ninguém faz”, lamenta.

Segundo a Polícia Ambiental, que esteve no local, o caso foi registrado como crime de maus-tratos. Depois da confecção do B.O, a situação foi remetida para a Polícia Civil, que investigará a morte dos animais.

Se o autor for identificado, além de processo no fórum, também pode pegar uma pena de dois a quatro anos de prisão.

Crime sujeito a pressão

A Lei 14.064/2020 aumentou a pena para quem for pego maltratando cães e gatos. Pela nova Lei, se a prisão for em flagrante, o criminoso responderá por crime de maus-tratos com penas que podem variar de dois a cinco anos de prisão.

Se houver morte de animais as penas podem ser acrescidas em até um terço. Além de prisão, também é prevista multa de R$ 3 mil por animal morto.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.