Brasil

Mutirão nacional de negociação de dívidas começa hoje e segue até o dia 30

Ao longo de todo este mês, pessoas endividadas terão a oportunidade de limpar o nome. De hoje (1º) até o dia 30, ocorre o segundo mutirão nacional de negociação de dívidas e orientação financeira deste ano.

Ação conjunta do Banco Central (BC), da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e dos Procons de todo o país, o mutirão oferece oportunidade de renegociação de dívidas com desconto e parcelamentos que caibam no bolso.

Podem participar do mutirão pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras, desde que a dívida não esteja atrelada a bens dados em garantia. As negociações podem ser pedidas por meio da plataforma Consumidor.gov.br  ou pelos canais diretos das instituições participantes, disponíveis na página do mutirão.

No site do mutirão, o interessado também terá acesso ao link do Registrato, sistema do Banco Central que informa todos os relacionamentos do cidadão com o sistema financeiro. A página permite a consultas sobre informações de dívidas com bancos e órgãos públicos, cheques devolvidos, contas, chaves Pix e operações de câmbio. A página da ação conjunta também dará acesso à plataforma de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Febraban.

Campanha

Neste ano, o mutirão alertará os cidadãos sobre o superendividamento e a possibilidade de pedir renegociação, conforme previsto na Lei 14.181/21 . Pela lei, os cidadãos superendividados têm direito a renegociar o valor global do débito, simultaneamente com todos os credores. Segundo o BC, isso permite acordos mais vantajosos do que negociar uma dívida com cada banco.

O BC orienta as pessoas com suspeita de superendividamento a não renegociar os débitos pelo mutirão. Segundo o órgão, as pessoas devem buscar ajuda especializada nos órgãos de proteção e defesa do consumidor, cujos links estão disponíveis na página da ação conjunta.

No último mutirão, realizado em março, foram negociados 1,7 milhão de contratos em atraso durante 25 dias. De acordo com o BC, o endividamento das famílias com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) alcançou 52,9% da renda familiar disponível em agosto. Definido como o valor atual da dívida e os rendimentos em 12 meses, o indicador caiu 0,4 ponto percentual em relação ao mês anterior, mas subiu 3,5 pontos no acumulado em 12 meses.

O comprometimento de renda, que equivale às parcelas mensais divididas pela renda mensal da família, atingiu 29,4% em agosto, no maior nível desde o início da série, em 2005. O indicador subiu 0,8 ponto percentual na comparação com julho e de 3,9 pontos em 12 meses.

Agência Brasil

Recent Posts

Mulher executada na fronteira entre Brasil e Paraguai era servidora de Umuarama

Uma das vítimas da execução registrada na fronteira entre Brasil e Paraguai era servidora efetiva…

3 minutos ago

VÍDEO: homem destrói garrafas de vinho em supermercado e causa prejuízo de R$ 60 mil

Um homem causou um prejuízo estimado em R$ 60 mil após quebrar diversas garrafas de…

32 minutos ago

Batida entre carro e caminhão deixa uma pessoa morta e três feridas em Francisco Alves

A Polícia Rodoviária Militar (PRE) divulgou, às 10h50 desta terça-feira (15), informações sobre um acidente…

48 minutos ago

Moraes chama relatório sobre Vorcaro de “mentiroso e imprestável”

Ministro se manifestou horas antes de o STF decidir se ele poderá ser investigado por…

55 minutos ago

Da luta contra a fibromialgia à política estadual: Rosy Bertoco disputa vaga na Assembleia do Paraná

A convivência com a fibromialgia fez com que Rosy Anne Bertoco transformasse uma experiência pessoal…

1 hora ago

PR-323 na região de Umuarama tem obras e trechos em Pare e Siga nesta terça-feira; veja os locais

Serviços da EPR Paraná atingem trechos de Umuarama, Perobal, Cruzeiro do Oeste, Tapejara, Cafezal do…

1 hora ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais