Mais de mil escorpiões são capturados em Assis Chateaubriand durante experimento
Enquanto os moradores trabalham para deixar os túmulos limpos e organizados para o Dia de Finados que se aproxima, também […]
Enquanto os moradores trabalham para deixar os túmulos limpos e organizados para o Dia de Finados que se aproxima, também trabalham equipes da Vigilância Sanitária de Assis Chateaubriand, na região Oeste do Paraná.
Os servidores conduzem um experimento que visa controlar a população de escorpiões amarelos no local. Para fazer o trabalho de amostragem foram montadas seis arenas, com seis túmulos cada, em diferentes pontos do cemitério.
Essas arenas foram cercadas com folhas de PVC, porque o material é liso e o escorpião não escala e as folhas foram isoladas no chão com pedra brita. As equipes da Vigilância Epidemiológica monitoravam duas vezes por semana o entorno dos 36 túmulos, durante o dia e a noite.
Os números ainda serão tabulados, mas nas três arenas onde os túmulos foram corrigidos para fechar frestas em azulejos e rachaduras no cimento ficou demonstrado que reduziu consideravelmente a proliferação de escorpiões.
(Reportagem: CATVE)





