Jair Lemes e uma de suas criações, pronta para atender os gostos mais exigentes de um público que sabe de longe o que é bom (FOTOS: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
Apaixonados por montaria em cavalo não descuidam dos acessórios. Para eles, todos, principalmente a sela, têm que ser especiais: não basta serem resistentes e confortáveis; precisam ser também bonitos e arrojados.
O mérito fica para os seleiros, profissionais que as confeccionam, como o nome diz, selas. No modo artesanal, há poucos no Brasil mantendo acesa essa tradição. Um deles mora em Umuarama e faz selas de couro de alto nível, que são vendidas pelas redes sociais para todas as regiões do país e exterior.
Jair Lemes da Silva Júnior, 64 anos, herdou o talento do pai. Quando Umuarama despontava, em 1964, sua família aportou por aqui. Veio de Barretos, cidade das famosas festas de peão de boiadeiro, trazendo na bagagem conhecimento e forte interesse em empreender.
Seu negócio prosperou e acabou inspirando o filho. “Cresci dentro da selaria”, diz com satisfação. “Comecei a me dedicar em 1982, quando desisti da faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná; precisava de um emprego e entrar para esse ramo foi a saída”.
Até hoje seu trabalho é 100% artesanal. Máquinas de corte e de bordado existem no mercado, mas ele dispensa. “Todo trabalho feito à mão é mais valorizado; na fabricação de selas não é diferente”, atenta.
“Perdi a conta de quantas selas já produzi; sei que, pelo menos aqui na região, já estou atendendo os netos… já atendi os avós, os pais… Agora meus clientes são da terceira geração”, diz, sorrindo.
A olhos vistos, suas selas que seguem padrão americano são ‘pura perfeição’: percebe-se que as costuras são resistentes e os bordados (feitos com pino e martelo) são impecáveis.
Unindo o estilo tradicional, de aparência rústica, com toques modernos, uma ou outra também exibem motivos pintados e pontos de luz (pedras de strass) complementando a gravura.
“Faço tudo, desde o corte do couro com a faca meia lua”, enfatiza, informando que produz dez selas por mês; para cada uma, dispensa cerca de vinte horas.
As selas personalizadas [sob medida] são produzidas por encomenda. “O resultado é uma soma dos desejos do cliente e da minha criatividade, assim cada peça torna-se única”, orgulha-se.
A ‘Selaria Jair Lemes’ está localizada na Rua Paraíba, 5146, em Umuarama, onde também está a loja. Na oficina, com ajuda de um funcionário, confecciona, restaura e conserta selas, mantendo também uma loja de acessórios, de proteção e higiene para cavalos, com produtos de vários modelos e de diferentes marcas.
Com uma funcionária e gerenciada pela esposa, a loja atrai clientes de toda a região. Para divulgar seu negócio, Jair participa dos principais campeonatos equestres de tambor e baliza realizados no Brasil.
A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…
Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…
A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…
Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde
Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Este site utiliza cookies
Saiba mais