Umuarama

Talento herdado: as selas ‘made in Umuarama’ que conquistaram o Brasil

Apaixonados por montaria em cavalo não descuidam dos acessórios. Para eles, todos, principalmente a sela, têm que ser especiais: não basta serem resistentes e confortáveis; precisam ser também bonitos e arrojados.

O mérito fica para os seleiros, profissionais que as confeccionam, como o nome diz, selas. No modo artesanal, há poucos no Brasil mantendo acesa essa tradição. Um deles mora em Umuarama e faz selas de couro de alto nível, que são vendidas pelas redes sociais para todas as regiões do país e exterior.

Jair Lemes da Silva Júnior, 64 anos, herdou o talento do pai. Quando Umuarama despontava, em 1964, sua família aportou por aqui. Veio de Barretos, cidade das famosas festas de peão de boiadeiro, trazendo na bagagem conhecimento e forte interesse em empreender.

Seu negócio prosperou e acabou inspirando o filho. “Cresci dentro da selaria”, diz com satisfação. “Comecei a me dedicar em 1982, quando desisti da faculdade de Engenharia Civil na Universidade Federal do Paraná; precisava de um emprego e entrar para esse ramo foi a saída”. 

Até hoje seu trabalho é 100% artesanal. Máquinas de corte e de bordado existem no mercado, mas ele dispensa. “Todo trabalho feito à mão é mais valorizado; na fabricação de selas não é diferente”, atenta.

“Perdi a conta de quantas selas já produzi; sei que, pelo menos aqui na região, já estou atendendo os netos… já atendi os avós, os pais… Agora meus clientes são da terceira geração”, diz, sorrindo.

Rusticidade com glamour

A olhos vistos, suas selas que seguem padrão americano são ‘pura perfeição’: percebe-se que as costuras são resistentes e os bordados (feitos com pino e martelo) são impecáveis.

Unindo o estilo tradicional, de aparência rústica, com toques modernos, uma ou outra também exibem motivos pintados e pontos de luz (pedras de strass) complementando a gravura.

“Faço tudo, desde o corte do couro com a faca meia lua”, enfatiza, informando que produz dez selas por mês; para cada uma, dispensa cerca de vinte horas.

As selas personalizadas [sob medida] são produzidas por encomenda. “O resultado é uma soma dos desejos do cliente e da minha criatividade, assim cada peça torna-se única”, orgulha-se.

Selaria e loja num só endereço

A ‘Selaria Jair Lemes’ está localizada na Rua Paraíba, 5146, em Umuarama, onde também está a loja.  Na oficina, com ajuda de um funcionário, confecciona, restaura e conserta selas, mantendo também uma loja de acessórios, de proteção e higiene para cavalos, com produtos de vários modelos e de diferentes marcas.

Com uma funcionária e gerenciada pela esposa, a loja atrai clientes de toda a região. Para divulgar seu negócio, Jair participa dos principais campeonatos equestres de tambor e baliza realizados no Brasil.

Graça Milanez

Recent Posts

Empresários de Umuarama devem se atentar às mudanças do Simples Nacional e IBS/CBS

Empresários de Umuarama devem ficar atentos aos novos prazos relacionados ao Simples Nacional e à…

29 minutos ago

Justiça decreta prisão de caminhoneiro após acidente com duas mortes no Paraná

A Justiça de Morretes, no litoral do Paraná, decretou a prisão preventiva do caminhoneiro envolvido…

2 horas ago

Filhote de onça-parda é resgatado desnutrido perto de posto no Paraná; com vídeo

Uma filhote fêmea de onça-parda (Puma concolor) foi resgatada na noite de quinta-feira (20), nas…

3 horas ago

Amor medido em gotas: leite materno une histórias de mães em Umuarama

O leite materno pode chegar em pequenas quantidades, mas assumir um significado enorme para uma…

3 horas ago

Aceu Nippon Fest confirma datas e local para edição de 2026 em Umuarama

O Aceu Nippon Fest – Ikigai 2026 já tem data e local definidos em Umuarama.…

4 horas ago

Dois motociclistas sem CNH são abordados e têm motos apreendidas em Iporã

Dois condutores foram abordados pela Rocam e nenhum possuía CNH; motos também apresentavam alterações e…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais