Paraná

Há um ano sem notícias de Hayslon Miguel, família diz não ter perdido a esperança

O desaparecimento de Hayslon Miguel Valinhos completou um ano neste domingo, 23 de outubro. Mesmo com o acúmulo de angústia e frustrações, a família do adolescente disse não ter pedido a esperança de encontrá-lo.  

Hayslon, que agora tem 17 anos, saiu de casa, no município de Cianorte, para visitar a mãe, em Umuarama. “Desapareceu igual fumaça”, relatou o tio Edinho a OBemdito, em junho último. A situação continua a mesma. “A gente vive publicando, tentando conseguir alguma informação, mas até agora, nada”.

O desaparecimento de Hayslan se deu durante um processo de mudança da zona rural para a cidade de Cianorte. Enquanto Valdecir, o pai, cuidava da mudança, Hayslon Miguel afirmou que iria visitar a mãe, em Umuarama. A família suspeita que o adolescente, que é autista, tenha entrado em crise e se perdido no caminho.

Mas por que ninguém nunca o encontrou, mesmo após o caso ter ganhado destaque nos sites de notícias, canais de televisão, emissoras de rádio e jornais? Hayslon pode ter conseguido uma carona para algum lugar distante das casas dos pais?

Estudos afirmam que pessoas diagnosticadas com o grau de Transtorno do Espectro Autista (TEA) podem desenvolver hiperfoco em certas atividades e desenvolver uma habilidade notória naquilo que se propõem a fazer.

No caso de Hayslon, existe a suspeita de que o jovem tenha seu foco em sobrevivência em mata. A pedagoga Ana Floriopes, que trabalha com a inclusão de crianças especiais na comunidade escolar, publicou um trecho da conversa que teve com Gustavo, irmão de Hayslon, e que chama bastante a atenção:

“Ele me informou que seu irmão assistia muitos programas de sobrevivência na mata, inclusive Largados e Pelados. Fazia armadilhas para pegar animais, caçar na mata e perguntou à tia, tempo antes, sobre Umuarama”, escreveu ela.

Mas, um ano depois, Hayslan Miguel ainda estaria vivo na mata? Que mata? Por repetidas vezes, familiares e amigos, amparados pelos contingentes das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, fizeram buscas em áreas por onde o adolescente pudesse ter se alojado. Até mesmo um helicóptero foi utilizado no trabalho, mas nenhuma pista foi encontrada.

Qualquer informação sobre o paradeiro do menino deve ser repassada à Polícia Militar, em ligação gratuita, pelo 190.

Jaqueline Mocellin

Recent Posts

Mãe e filha ficam feridas após carro bater em poste no Jardim Interlagos, em Umuarama

Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…

8 minutos ago

Motociclista colide em defensa metálica da PR-082 e é socorrido pelo helicóptero do Samu

Um motociclista colidiu em uma defensa metálica da PR-082 e ficou gravemente ferido na tarde…

24 minutos ago

Surto psicótico mobiliza PM e Samu no Jardim Morumbi, em Altônia

Um episódio de surto psicótico mobilizou equipes da Polícia Militar (PM) e do Serviço de…

50 minutos ago

Jovem empina moto na frente da PM e tem veículo apreendido em Iporã

Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…

1 hora ago

Dupla de moto rouba barraca de lanches em Serra dos Dourados e danifica celular da vítima

Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…

1 hora ago

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

16 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais