Saúde

Dermatologista fala sobre hanseníase para profissionais da Saúde de Umuarama

O médico dermatologista Marcus Henrique Sakumoto apresentou a capacitação “Lepra Não, Hanseníase” a profissionais, médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde (APS) de Umuarama, em evento coordenado pelo Ambulatório Municipal de Infectologia na tarde desta quinta-feira (20) no anfiteatro da Prefeitura, lembrando que o diagnóstico precoce é fundamental, assim como o tratamento correto.

Ele comentou que a doença ainda é cercada por mitos e preconceitos. “Antigamente conhecida como lepra, a hanseníase tem cura, porém pode causar incapacidades físicas se o diagnóstico for tardio ou se o tratamento for inadequado. Esse tratamento não exige isolamento do paciente e é ofertado gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em terapia feita com Poliquimioterapia (PQT), por via oral, administrada em associação com medicamentos antimicrobianos”, detalhou.

O dermatologista destacou ainda que desde o início dos cuidados, a doença deixa de ser contagiosa, por isso é preciso acabar com o preconceito.

“O Brasil continua sendo o segundo país com mais novos casos da doença, atrás somente da Índia. Por ano, são registrados cerca de 30 mil casos nos estados brasileiros, incluindo adultos e crianças”, alertou.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, informa que no Ambulatório de Infectologia é oferecido todo apoio necessário aos pacientes. “A hanseníase é uma doença infecciosa, contagiosa, causada pelo bacilo Mycobacterium leprae, ou bacilo de Hansen. Porém, vale destacar que desde que iniciam o tratamento, que leva de seis meses a um ano, eles já não transmitem a doença”, ressalta.

Já Maria de Lourdes Gianini, coordenadora do Ambulatório de Infectologia, indica que a transmissão da hanseníase acontece por tosse ou espirro de uma pessoa doente, que esteja sem tratamento, para outra – após contato prolongado e contínuo.

“Nós temos toda a estrutura necessária, sem custo algum, para que todos os cidadãos recebam o tratamento e tenham uma vida normal”, frisa a assistente social, relatando que na próxima quinta-feira (27) a capacitação será repassada a mais profissionais de saúde do município.

OBemdito com informações PMU

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

13 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

13 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

14 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

15 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

17 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

18 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais