Foto: Danilo Martins/OBemdito
A seccional da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Paraná está alertando a população sobre o chamado “golpe do falso advogado”. De acordo com o Christhian Pellacani, Presidente Subseção da OAB de Umuarama, ao menos 2 pessoas quase foram alvos da quadrilha na Capital da Amizade.
O modus operandi da quadrilha é relativamente simples: O criminoso estabelece contato com a vítima através do WhatsApp informando dados reais do processo em andamento, requisitando que entre em contato através de um número de telefone, alegando ser o advogado responsável pelo caso. Assim que a pessoa faz o contato, inicia-se uma série de demandas e pagamentos para que o valor supostamente ganho na ação seja liberado.
Um dos fatores que contribuem para que a vítima caia no golpe são os dados reais apresentados pelos estelionatários sobre os processos tramitando na Justiça. “Essas pessoas (golpistas) extraem dados dos tribunais, onde constam o tipo de processo, o número de ação, o nome da parte e até em alguns casos os telefones”, afirma a presidente da OAB Paraná, Marilena Winter.
Em conversa ao OBemdito, Pellacani afirmou que, a princípio, as vítimas dos golpes aplicados em Umuarama não tiveram nenhum valor subtraído. “Eles desconfiaram da situação e entraram em contato com os seus advogados que alertaram: ‘Não, isso aí é golpe, nem responda'”.
Na primeira fase da campanha, os advogados em todo o estado estão sendo orientados a adotar alguns passos de precaução para que seus nomes não sejam utilizados indevidamente e nem seus clientes sejam vítimas de golpe.
O primeiro passo é atualizar o cadastro na seccional. Assim, caso o cliente precise entrar em contato com seu advogado ou sua advogada para confirmar informações, ele conseguirá se comunicar com facilidade.
A segunda medida é avisar os clientes sobre a possibilidade desse tipo de abordagem, explicando que nenhum pagamento deve ser realizado por boleto ou Pix sem a confirmação da procedência com a equipe do escritório. É importante informar os números de contato e, se possível, as pessoas que devem confirmar esse tipo de informação.
Outra ação importante é denunciar caso o profissional seja vítima desse de golpe ou outros similares, com a utilização de seu nome indevidamente ou com a abordagem a seus clientes para atos de má fé.
A OAB Paraná está disponibilizando um canal para denúncias no site da seccional e adotará diversas iniciativas de comunicação para conscientizar a advocacia sobre a importância de prevenir esse tipo de golpe.
(Redação e OAB Paraná)
Um jovem empinou uma moto na frente da Polícia Militar (PM) e teve o veículo…
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
Este site utiliza cookies
Saiba mais