Umuarama

Prefeitura vistoria condições de transporte de cadeirantes em ônibus coletivos de Umuarama

Uma operação, feita de surpresa pela Sestram (Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana) na manhã desta quinta-feira (13), analisou as condições oferecidas aos cadeirantes no transporte coletivo urbano da cidade. Todos os ônibus e micro-ônibus da Viação Umuarama foram vistoriados.

A empresa concessionária disponibiliza 16 ônibus em tamanho normal e outros sete micro-ônibus e todos eles estão devidamente equipados com os sistemas e mecanismos de elevação dos cadeirantes, segundo informou o chefe da Divisão de Transporte da Sestram, Juracy Narcizo.

“Foram verificados vários itens, como a qualidade e a situação dos equipamentos, sistema de elevação das cadeiras, qualidade e funcionamento das plataformas e dos cintos de segurança, entre outros. São exigências mínimas para garantir a mobilidade urbana das pessoas com deficiência”, observa.

Já o secretário da Sestram, Elizeu Vital da Silva, indica que um aspecto importante da Lei 13.146/2015 – que é o Estatuto da Pessoa com Deficiência (PcD) – é que ela determina que não apenas o veículo, mas o serviço como um todo garanta a segurança e o bem-estar das PcD, o que inclui estações, pontos de parada e sistema viário, além de capacitação de motoristas, cobradores e outros profissionais para auxiliar o cadeirante.

“O cumprimento desta determinação passa pelo comprometimento do prestador de serviço de transporte coletivo, mas também da administração municipal”, comenta.

Ele relatou que o trabalho de vistoria realizado no Terminal Urbano levou a direção da empresa a oferecer treinamento especial aos funcionários, com orientações básicas sobre comportamento no trânsito, trato com o usuário, operação dos equipamentos para cadeirantes e atendimento a outras pessoas com deficiências das mais diversas.

“A determinação do prefeito Hermes Pimentel é garantir qualidade no serviço prestado aos usuários, uma vez que a administração municipal subsidia o serviço. Inclusive, após renegociação com a concessionária, o prefeito exigiu a redução no preço da tarifa, que agora está em R$ 4”, pontuou.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

As dramáticas viagens de ‘jardineira’ de antigamente davam medo!

Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...

5 horas ago

Mãe convive apenas sete dias com a filha recém-nascida e morre de câncer

Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…

6 horas ago

Umuaramense revela santuário subaquático com peixes gigantes no Rio Paraná; vídeo

Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…

7 horas ago

Simepar prevê tempestades em Umuarama ainda neste domingo; confira previsão

Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…

8 horas ago

Dor e comoção marcam a morte de jovem atropelado em Umuarama

A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…

10 horas ago

Aos 84 anos, fã passa 15 horas em pé para ver Eduardo Costa no Verão Maior; vídeo dançante

O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…

11 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais