Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Colégio Sagrada Família, de Ponta Grossa – que serviu de palco para uma professora de redação fazer uma saudação supostamente nazista na última sexta-feira (7) – informou que a docente envolvida na polêmica será demitida do cargo.
A professora foi identificada como Josete Biral. Ela, que trabalha há aproximadamente 20 anos na instituição, se envolveu em um escândalo após fazer uma saudação semelhante ao “Sieg Heil” – um tipo de saudação nazista.
O episódio foi registrado em vídeo, onde é possível ver a mulher, com uma bandeira do Brasil atada ao peito, prestando continência e logo em seguida fazendo o gesto supostamente nazista. A situação aconteceu durante uma aula para alunos do ensino médio.
O caso repercutiu negativamente pelas redes sociais, e gerou extrema revolta, inclusive da Confederação Israelita do Paraná (Feip) e da Confederação Israelita do Brasil (Conib), que se manifestaram em nota exigindo punições sobre o caso.
“Esperamos rigorosa apuração dos fatos e punição exemplar à referida profissional. O nazismo é um movimento que promove o ódio e a morte e executou o extermínio de 6 milhões de judeus e outras minorias, como ciganos e LGBTQIAP+, durante a a Segunda Guerra Mundial. ele deve ser combativo de forma efetiva, conforme legislação vigente”, diz a nota.
A direção do colégio repudiou o ato, classificando-o com imprudência, descuido e um grande erro da professora, segundo a diretora-geral, Edites Bet. A instituição decidiu pela demissão da profissional.
O portal Banda B procurou a docente, que solicitou que a equipe entrasse em contato com seu advogado, Alexandre Jorge. Ele negou que a professora tenha feito uma saudação nazista.
“Foi no momento de descontração, no encerramento da aula, que se for se considerar gesto típico de alguma natureza seria saudação à bandeira e à pátria”, escreveu Alexandre Jorge.
(Redação, com informações Banda B)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais