Umuarama

Nutricionista deixa a carreira e faz sucesso com a produção de velas artesanais veganas

Nos caminhos da busca do que fazer para encontrar realização profissional muitas histórias se cruzam. Até chegar no acerto, nessa marcha erros são driblados e superados. Karina Munhoz, 41 anos, se encaixa aqui. Atualmente, ela se destaca como uma das artesãs mais talentosas da cidade, na produção de velas veganas.

“Nutricionista por formação, artesã por amor” é como se define no Instagram, principal canal de vendas que explora na internet. Em seu ‘Empório Candle’ comercializa o que produz em casa, onde montou um ateliê para se dedicar ao trabalho que optou por puro deleite. “Tô apaixonada!”, exclama, ao falar da decisão.

Karina é graduada em Nutrição, atuou por dois anos na área, mas desistiu, por motivos pessoais. Em 2020, sem muita pretensão, começou a trabalhar com ‘mesa posta’. Passava horas costurando e bordando toalhas, guardanapos, jogos americanos, capas de sousplat, entre outras peças.

“Foi mais para aliviar a ansiedade durante o lockdown da pandemia; porém, o resultado foi surpreendente e marcou o início de uma possibilidade de negócio”, comenta.

Em encontros presenciais ou pelas redes sociais, as amigas começaram a ver, elogiar e desejar os produtos, que chamavam a atenção pelo bom gosto na combinação das cores e eficiência no acabamento; não demorou muito tempo para as encomendas chegarem.

E aí entram as velas: “Como um agrado a essas clientes, resolvi fazer velas para presenteá-las, para dar de brinde nas compras, no entanto, em pouco tempo percebi que, de novo, o rumo do negócio não era esse; as velas passaram a sinalizar maior viabilidade de mercado e mais afinidade com meus propósitos”.

Aposentou as máquinas de costura

Não pensou duas vezes para mudar a rota: “Aposentei minhas máquinas de costura e parti para aprimorar o conhecimento na produção de velas”. Como pretendia apostar num diferencial, decidiu pelo segmento vegano, usando cera e óleo de coco [ao invés de parafina] e pavio de algodão.  “Fiz vários cursos e muitos testes até chegar ao produto que idealizei”, conta.

Nessa fórmula entram ainda os cheiros; ela só usa essências naturais. “Meu produto é bem diferenciado”, garante Karina, que também produz água perfumada para lençóis e cortinas e aromatizadores de ambiente – nesta linha estão itens de ‘identidade olfativa’ para lojas e clínicas.

“Hoje o marketing olfativo, o que recomenda um cheiro especial que combine com a marca da empresa para criar vínculo emocional com o cliente, é bastante valorizado e por isso é um nicho que me atrai”. No rol de produtos da artesã à base de cera de coco entram também lembrancinhas para maternidade, aniversário, casamento e datas comemorativas.

Feitas à mão e veganas, velas da artesã Karina Munhoz chamam a atenção pela sofisticação

Próximo passo: abrir uma loja

Para Karina, trabalhar em casa é confortável. “Eu mesmo faço meu horário”, justifica. Mas já viu que terá que ampliar os investimentos se quiser progredir no negócio. Diz que o comércio pelas redes sociais tem sido satisfatório, mas…

“Sempre tem um ‘mas’, não é? Pelas perguntas que me chegam, notei que as clientes querem, e com razão, não só ver, mas tocar o produto, sentir o cheiro… então, essa curiosidade tem me motivado para dar mais um passo importante”.

No momento, a empreendedora projeta a abertura de uma loja. “A demanda por velas aromáticas só vem crescendo e acredito no potencial de Umuarama; acho que a cidade, a cada ano, vem se mostrando mais sintonizada com as tendências de moda e de mercado, por isso vou realizar este sonho”, avisa.

Saiba mais em @emporiocandle

Graça Milanez

Recent Posts

Pancadaria com “cadeiradas” em bar na avenida Tiradentes mobiliza PM; assista o vídeo

Três homens se envolveram em uma briga que chamou a atenção de várias pessoas no…

24 minutos ago

Drones de pulverização são usados em colégios agrícolas de Umuarama e de outros municípios

Neste ano, sete drones de pulverização foram adquiridos pela Seed-PR, com investimento superior a R$…

2 horas ago

Tenente Giovanna Leme assume comando da 2ª Companhia da PM em Iporã

A oficial de 27 anos inicia nova fase da carreira em Iporã e amplia a…

2 horas ago

Reduz número de jovens no Paraná que não trabalham ou estudam, aponta IBGE

O dado, compilado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), consta na Síntese…

2 horas ago

Morador tem padrão de energia furtado nesta madrugada, em Goioerê

Vítima procurou a Polícia Militar após perceber furto em obra no Jardim Bela Vista

3 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais