Redação Publisher do OBemdito

Alunos de técnico em enfermagem têm aula especial no aterro sanitário de Umuarama

Foto: Assessoria PMU
Alunos de técnico em enfermagem têm aula especial no aterro sanitário de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de outubro de 2022 às 13h40 - Modificado em 21 de maio de 2025 às 21h56

Um grupo de alunos do último semestre do curso de Técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, conheceu o aterro sanitário municipal na última segunda-feira (3), sob a supervisão da chefe de divisão Rafaela Moreira, da Secretaria do Meio Ambiente.

Na visita os estudantes conheceram as etapas de processamento e depósito dos resíduos coletados junto à população e também os variados tipos de destinação, conforme a categoria do material.

A turma, formada por 36 alunos que estão concluindo o curso, foi acompanhada pelas professoras Bernadete Del Mônaco Avelar e Maristela de Azevedo Ribeiro na atividade de educação ambiental, na disciplina de Vigilância em Saúde.

“O objetivo da visita foi conscientizar os estudantes sobre a destinação adequada dos resíduos. Conhecendo melhor o aterro eles entendem o destino correto dos materiais orgânicos, provindos da coleta domiciliar, bem como dos resíduos de construção civil, de poda e corte de árvore e também dos materiais recicláveis”, explicou Rafaela.

O grupo passou pela célula de orgânicos, lagoas de decantação do chorume gerado na decomposição do lixo, célula de volumosos (móveis velhos, colchões e outros resíduos de maior volume) e também a processadora de resíduos da construção civil, que separa as barras de ferro e produz brita para utilização em estradas rurais.

Foram orientados também sobre o lixo hospitalar, que conta com um sistema especial de coleta e não pode ser descartado no aterro. A importância de separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e colocá-los de forma adequada e nos dias certos, para a coleta seletiva, também discutida com os alunos.

“Precisamos separar o reciclável para que o aterro receba apenas o lixo orgânico. Com a separação correta, plásticos, vidros, metais e papelão são retirados do meio ambiente, evitando a poluição e a lotação precoce do aterro, e acabam gerando renda para a cooperativa dos catadores de recicláveis”, completou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

(Assembleia PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.