Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Alunos de técnico em enfermagem têm aula especial no aterro sanitário de Umuarama

Um grupo de alunos do último semestre do curso de Técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Alunos de técnico em enfermagem têm aula especial no aterro sanitário de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 8 de outubro de 2022 às 13h40 - Modificado em 8 de outubro de 2022 às 13h40
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Um grupo de alunos do último semestre do curso de Técnico em Enfermagem, do Colégio Estadual Professora Hilda T. Kamal, conheceu o aterro sanitário municipal na última segunda-feira (3), sob a supervisão da chefe de divisão Rafaela Moreira, da Secretaria do Meio Ambiente.

Na visita os estudantes conheceram as etapas de processamento e depósito dos resíduos coletados junto à população e também os variados tipos de destinação, conforme a categoria do material.

A turma, formada por 36 alunos que estão concluindo o curso, foi acompanhada pelas professoras Bernadete Del Mônaco Avelar e Maristela de Azevedo Ribeiro na atividade de educação ambiental, na disciplina de Vigilância em Saúde.

“O objetivo da visita foi conscientizar os estudantes sobre a destinação adequada dos resíduos. Conhecendo melhor o aterro eles entendem o destino correto dos materiais orgânicos, provindos da coleta domiciliar, bem como dos resíduos de construção civil, de poda e corte de árvore e também dos materiais recicláveis”, explicou Rafaela.

O grupo passou pela célula de orgânicos, lagoas de decantação do chorume gerado na decomposição do lixo, célula de volumosos (móveis velhos, colchões e outros resíduos de maior volume) e também a processadora de resíduos da construção civil, que separa as barras de ferro e produz brita para utilização em estradas rurais.

Foram orientados também sobre o lixo hospitalar, que conta com um sistema especial de coleta e não pode ser descartado no aterro. A importância de separar os materiais recicláveis do lixo orgânico e colocá-los de forma adequada e nos dias certos, para a coleta seletiva, também discutida com os alunos.

“Precisamos separar o reciclável para que o aterro receba apenas o lixo orgânico. Com a separação correta, plásticos, vidros, metais e papelão são retirados do meio ambiente, evitando a poluição e a lotação precoce do aterro, e acabam gerando renda para a cooperativa dos catadores de recicláveis”, completou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

(Assembleia PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.