Foto: Assessoria PMU/Divulgação
Das quatro principais cidades da região Noroeste do Paraná, Umuarama é a que conseguiu atingir a maior taxa de cobertura vacinal contra a poliomielite, conforme dados registrados pelo Ministério da Saúde: 85% do público-alvo de 5.607 crianças recebeu a dose de reforço indicada pela Campanha Nacional de Vacinação iniciada em 8 de agosto.
Isso significa que 4.770 crianças com idade entre um e menores de cinco anos foram imunizadas. Cianorte atingiu 61,15%, Campo Mourão 71,33% e Paranavaí 83,83% – os dados podem ser acessados no site do Ministério da Saúde, no endereço eletrônico https://infoms.saude.gov.br/extensions/Poliomielite_2022/Poliomielite_2022.html.
O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, relata que a marca de 85% é muito importante, porém o desejo de todos os profissionais da pasta era que fosse atingida a taxa recomendada tanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que é de 95%.
O envolvimento e a determinação de todas as equipes para atingir o objetivo de vacinar ao menos 5.326 crianças foi grande e, segundo o secretário, merece todo reconhecimento.
“Mas infelizmente muitos pais não compareceram aos chamados e 550 delas não compareceram às unidades de saúde, nem a outras campanhas realizadas em escolas, praças, eventos e até no shopping”, comenta, observando ainda que dos três estados do Sul, o Paraná foi o que menos vacinou, de acordo com o mesmo levantamento: 55,07%, enquanto o Rio Grande do Sul atingiu 57,28% e Santa Catarina 62,97%.
Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite – ou paralisia infantil – é uma doença grave e não tem cura, porém é completamente evitável caso as crianças sejam imunizadas com ao menos duas doses: uma aos 15 meses e outra com quatro anos.
“É preciso deixar claro aos pais e responsáveis que a vacina contra a poliomielite faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou seja, todas as doses necessárias são disponibilizadas o ano inteiro na rede de Atenção Primária à Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação, que levava a dose de reforço, foi encerrada no dia 30, mas as doses normais estarão sempre disponíveis nas unidades de saúde”, garante a enfermeira Lilia Simeire Silva Hidalgo, coordenadora da divisão de Imunizações da Secretaria de Saúde de Umuarama.
Ela conta ainda que algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais é um risco muito grande de haver uma reintrodução, como tem havido nos Estados Unidos, que até decretaram estado de alerta. “O Brasil já eliminou cinco doenças com a imunização: poliomielite, síndrome da rubéola congênita, rubéola, tétano materno e neonatal e a varíola”, indica Lília.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais