Saúde

Umuarama é a cidade do Noroeste que atingiu maior cobertura vacinal contra a pólio

Das quatro principais cidades da região Noroeste do Paraná, Umuarama é a que conseguiu atingir a maior taxa de cobertura vacinal contra a poliomielite, conforme dados registrados pelo Ministério da Saúde: 85% do público-alvo de 5.607 crianças recebeu a dose de reforço indicada pela Campanha Nacional de Vacinação iniciada em 8 de agosto.

Isso significa que 4.770 crianças com idade entre um e menores de cinco anos foram imunizadas. Cianorte atingiu 61,15%, Campo Mourão 71,33% e Paranavaí 83,83% – os dados podem ser acessados no site do Ministério da Saúde, no endereço eletrônico https://infoms.saude.gov.br/extensions/Poliomielite_2022/Poliomielite_2022.html.

O secretário municipal de Saúde, Herison Cleik da Silva Lima, relata que a marca de 85% é muito importante, porém o desejo de todos os profissionais da pasta era que fosse atingida a taxa recomendada tanto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) quanto pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que é de 95%.

O envolvimento e a determinação de todas as equipes para atingir o objetivo de vacinar ao menos 5.326 crianças foi grande e, segundo o secretário, merece todo reconhecimento.

“Mas infelizmente muitos pais não compareceram aos chamados e 550 delas não compareceram às unidades de saúde, nem a outras campanhas realizadas em escolas, praças, eventos e até no shopping”, comenta, observando ainda que dos três estados do Sul, o Paraná foi o que menos vacinou, de acordo com o mesmo levantamento: 55,07%, enquanto o Rio Grande do Sul atingiu 57,28% e Santa Catarina 62,97%.

Erradicada no Brasil desde 1994, a poliomielite – ou paralisia infantil – é uma doença grave e não tem cura, porém é completamente evitável caso as crianças sejam imunizadas com ao menos duas doses: uma aos 15 meses e outra com quatro anos.

“É preciso deixar claro aos pais e responsáveis que a vacina contra a poliomielite faz parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI), ou seja, todas as doses necessárias são disponibilizadas o ano inteiro na rede de Atenção Primária à Saúde. A Campanha Nacional de Vacinação, que levava a dose de reforço, foi encerrada no dia 30, mas as doses normais estarão sempre disponíveis nas unidades de saúde”, garante a enfermeira Lilia Simeire Silva Hidalgo, coordenadora da divisão de Imunizações da Secretaria de Saúde de Umuarama.

Ela conta ainda que algumas doenças estão eliminadas devido à vacinação, mas a ocorrência de baixas coberturas vacinais é um risco muito grande de haver uma reintrodução, como tem havido nos Estados Unidos, que até decretaram estado de alerta. “O Brasil já eliminou cinco doenças com a imunização: poliomielite, síndrome da rubéola congênita, rubéola, tétano materno e neonatal e a varíola”, indica Lília.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Dono de burro que precisou de eutanásia é multado em R$ 3 mil pela Polícia Ambiental

A Polícia Militar Ambiental (PMA) de Umuarama aplicou uma multa no valor de R$ 3…

4 horas ago

Condutor de moto fica em estado grave após colisão com ciclista na Estrada Canelinha

Uma colisão envolvendo uma moto e uma bicicleta na noite desta terça-feira (7) em Umuarama…

5 horas ago

A geografia do crime e o desafio para encontrar os suspeitos da chacina de Icaraíma

A inclusão de dois suspeitos da chacina de Icaraíma na lista internacional de procurados da…

6 horas ago

São Jorge do Patrocínio recebe noite de louvor e adoração com o ministério Filhos do Homem

São Jorge do Patrocínio será palco de uma noite dedicada à fé e à música…

7 horas ago

Umuarama: Moto furtada de trabalhador é localizada; confira o vídeo do momento do crime

A Polícia Militar (PM) registrou o furto de uma moto de um jovem trabalhador na…

7 horas ago

Carro e motocicleta se envolvem em acidente em cruzamento de avenidas de Umuarama

Um acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta foi registrado pela Polícia Militar…

8 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais