Foto: Assessoria PMU
Criado em 2010, o Programa de Educação Ambiental (PEA) é um projeto do Sistema Campo Limpo, realizado pela Adita (Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária), fez a entrega de prêmios aos seis alunos da rede municipal de ensino que venceram a etapa local do concurso de redação e desenho sobre o tema “Minha atividade na logística reversa”.
O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (23) no Teatro Vera Schubert e contou com a presença do prefeito de Umuarama, Hermes Pimentel.
A secretária municipal de Educação, Mauriza Gonçalves de Lima Menegasso, conta que o PEA tem como objetivo principal apoiar as escolas na complementação de conteúdos curriculares relacionados ao meio ambiente.
“Anualmente são distribuídos kits educativos para serem aplicados para as turmas de 4º e 5º ano do ensino fundamental. No PEA Campo Limpo 2022 foram inscritos 250 mil alunos de 2.500 escolas de 320 municípios em 23 estados brasileiros. São números realmente superlativos e para nós, de Umuarama, é uma honra fazer parte de um projeto dessa envergadura”, pontuou.
As 22 escolas da rede municipal de ensino participaram do concurso e 2.100 alunos do ensino fundamental se inscreveram – os do 4º ano na categoria Desenho e os do 5º ano na categoria redação.
“O envolvimento dos professores e coordenadores com o desenvolvimento do projeto em sala de aula materializou os conceitos estudados em desenhos e redações que representavam a ‘logística reversa’ por meio dos olhares atentos dos estudantes”, acrescentou Mauriza.
Os trabalhos foram avaliados primeiramente pelos professores e pela equipe pedagógica das escolas inscritas. Em seguida, por uma comissão julgadora composta por professores de instituições públicas e por profissionais da área ambiental ligados ao PEA Campo Limpo, que escolheu os três desenhos e as três redações que atenderam o regulamento do concurso.
“Realmente não foi uma tarefa fácil, pois os trabalhos apresentados tinham um nível impressionante. Parabéns a cada um dos alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores e familiares de alunos: todos vocês merecem nossa homenagem”, disse Waldir José Baccarin, diretor executivo da Adita.
Os vencedores da categoria Desenho foram: em terceiro lugar, Ana Beatriz F. Teodoro, aluna da Escola Municipal Ouro Branco (diretora Joyce Pereira, coordenadoras pedagógicas Caroline Ferrarezi e Ana Maria Lima e professora Mirian Teresa Alborghetti Zanetta). A aluna ganhou em jogo de tabuleiro e a professora um mouse sem fio.
Em segundo lugar ficou Gabriele Victoria Rodrigues de Souza, da Escola Municipal Rui Barbosa (diretor Diego Luccas Camilo, coordenadoras pedagógicas Cleide Nicoletti e Aline Barros e professora Fernanda Antunes de Oliveira Barbosa). A aluna ganhou um kit escolar e a professora e a escola um kit teclado e mouse sem fio.
A primeira colocada foi Damaris Alves Gouveia, da Escola Municipal Carlos Gomes (diretor Délcio José de Oliveira, coordenadora pedagógica Rosicler Salesse e a professora Gabriella Berechavinski). A aluna ganhou uma bicicleta, a professora um tablet e a escola uma webcam full.
Os vencedores na categoria Redação foram: em terceiro lugar Izadora Barbosa, da Escola Municipal Rui Barbosa (diretor Diego Luccas Camilo, coordenadoras pedagógicas Cleide Nicoletti e Aline Barros e professora Geovana Stefane Mathias. A aluna ganhou um jogo de tabuleiro e a professora e escola um mouse sem fio.
Em segundo lugar ficou Ana Laura Tucunduva, da Escola Municipal Serra dos Dourados (diretora Fernanda Taiete, coordenadora pedagógica CidalvaPereira e professora Rubinéia Santos. A aluna recebeu um kit escolar, a professora e escola um kit teclado e mouse sem fio.
Em primeiro lugar ficou a estudante Stefany Moura, da Escola Municipal Dr. Angelo Moreira da Fonseca (diretora Vera Lucia da Silva), coordenadoras pedagógicas Lerci de Jesus e Rosemar Salton e professora Valdirene da Silva Ferraresso). A aluna ganhou uma bicicleta, a professora um tablet e a escola uma webcam full.
“Os alunos premiados em primeiro lugar na etapa regional (Damaris Alves Goveia e Stefany Moura) vão agora para a etapa nacional e concorrerão com mais 100 crianças de todo o Brasil”, detalhou a secretária.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais