Fotos: Assessoria PMU
Em poucos minutos, mais de 20 milímetros de chuva atingiram Umuarama por volta das 13h desta quarta-feira (21), causando alagamentos em vários bairros e regiões da cidade. Equipes da Secretaria de Serviços Públicos atuaram em conjunto com a Defesa Civil no atendimento às principais ocorrências, que foram mais fortes nos bairros Parque Industrial, Mutirão do Alvorada e Parque Bonfim.
No Alvorada, no Sonho Meu e no São Cristóvão foram registrados alagamentos importantes. Escolas e CMEIs em Lovat, no Parque Dom Bosco e no Dom Pedro I foram afetados, porém todos os alunos, professores e equipes receberam os atendimentos necessários.
A região do Cemitério Municipal também foi bastante prejudicada e imediatamente profissionais da Secretaria de Obras juntaram-se às equipes de Serviços Públicos para garantir a segurança dos moradores daquela área.
A Secretaria Municipal de Assistência Social prestou apoio imediato a famílias que tiveram suas casas alagadas no Parque Industrial – uma delas perdeu todos os móveis com a força das águas. A equipe da secretária Adnetra Vieira Santana foi imediatamente até aquela localidade levando cobertores, roupas, colchões e cestas básicas.
Ela relatou que outras famílias também tiveram seus móveis e pertences comprometidos, porém, em menor gravidade. “Assim que identificamos que teríamos falta de colchões para serem repassados, já recorremos à comunidade por meio da imprensa, solicitando que levassem as doações até a sede da Secretaria (que fica no antigo Fórum)”, disse.
A secretária acrescentou: “Preparamos um trabalho de apoio junto aos profissionais do Cras, que vão prestar atendimento a essas pessoas na manhã desta quinta-feira (22), a partir das 8h, na Associação Vida e Solidariedade – Dona Maria da Sopa. Pedimos a todos que possam doar colchões que nos procurem para que possamos atender a esta emergência”, afirmou.
Até o final da tarde de quarta-feira (21), a Prefeitura de Umuarama não havia recebido relatórios conclusivos das secretarias municipais que atuaram diretamente no socorro às emergências causadas pela tempestade que atingiu a cidade, até porque a chuva ainda não havia cessado até às 17h30.
“Sabemos que os prejuízos devem ser grandes, a contar por todos os estragos registrados na malha asfáltica e em vias não pavimentadas, além das galerias de águas pluviais”, comentou o prefeito Hermes Pimentel.
Ele acrescentou que lamenta os danos causados pela chuva, mas, ao mesmo tempo, comemora que a vida de nenhum cidadão foi colocada em risco. “Telhados, calçadas, escolas, ruas, estradas, tudo isso será consertado com o tempo. As famílias que tiveram suas perdas de móveis também serão socorridas. O importante é que graças a Deus não tivemos mortos ou feridos”, finalizou, comunicando que todas as informações e balanços a respeito das ocorrências devem ser divulgados na manhã desta quinta-feira (22).
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais