Paraná

Defensoria Pública critica desfile de crianças negras como escravos: ‘irresponsabilidade’

Após a polêmica envolvendo o desfile cívico do município de Piraí do Sul no último domingo (18) – que vestiu crianças brancas como príncipes da família real portuguesa e crianças negras como escravos – a Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abriu uma procedimento para apurar o acontecido e emitiu uma nota com duras críticas aos realizadores de evento.

O documento é preparatório para, caso necessário, ajuizar uma ação civil pública contra os órgãos realizadores, além de cobrar explicações sobre o acontecido.

Os coordenadores do Núcleo de Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH) e do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ), os defensores públicos Antônio Vitor Barbosa de Almeira e Fernando Redede Rodrigues, classificaram o ato de colocar crianças negras no desfile para representarem seres humanos escravizados como uma ação gravíssima.

“É com preocupação e espanto que o NUCIDH vê a utilização das crianças negras acorrentadas para remeter a fatos históricos escravagistas em pleno desfile cívico sobre a independência do Brasil. Num desfile cívico que celebra a independência do Brasil, deveriam ser exaltadas a cidadania e igualdade, e não o reforço a estereótipos”, afirmou Almeida.

Para Redede, a exposição das crianças no ato é inadmissível. “O estigma que isso pode causar na vida das crianças, na personalidade delas, na história delas é muito grave. Estamos em um mundo de superexposição e isso pode causar futuro sofrimento e dano a essas crianças. É um ato de extrema irresponsabilidade”, afirmou.

Nota da Prefeitura

A prefeitura de Piraí disse, em nota, que o objetivo do evento era “resgatar valores como civismo e desenvolver o sentimento de pertença em toda a população piraiense” e que a escola municipal responsável pela caracterização “possui autonomia de manifestação”“O Município entende que em momento algum o ato ficou caracterizado como ofensa aos negros nem se destinou a qualquer desrespeito à dignidade da pessoa humana”, completam.

Veja na íntegra:

Redação

Recent Posts

Umuarama: Trecho em pavimentação na Estrada Iara já recebe capa asfáltica

A execução acontece através de mão de obra e equipamentos da Prefeitura, além de recursos…

4 horas ago

PM prende duas pessoas com cigarros contrabandeados em Umuarama

A carga de cigarros contrabandeados totalizou 9 caixas e foi entregue na Polícia Federal de…

5 horas ago

Noite de autógrafos celebra criação de livro coletivo na Escola Municipal Evangélica

Evento marcou o encerramento do projeto “Todo Dia é Dia de Leitura”, que incentiva leitura…

6 horas ago

SRU confirma Henrique e Juliano na grade de shows da Expo Umuarama 2026

A dupla subirá ao palco no sábado, 14 de março, data tradicionalmente reservada a apresentações de…

6 horas ago

Paraná começa a vacinar gestantes contra bronquiolite após distribuição de imunizante

Primeiro lote, com 37.120 doses, foi distribuído às 22 Regionais de Saúde

6 horas ago

Formatura do Proerd mobiliza comunidade escolar em Tuneiras do Oeste

Evento reúne escolas, famílias e Polícia Militar em celebração de cidadania e prevenção às drogas

7 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais