Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Campo Mourão: Estudante de 11 anos vence Grande Mestre Internacional de Xadrez

Rafael Tuma Soares, 11 anos, surpreendeu a comunidade de enxadristas do Paraná ao vencer o Grande Mestre internacional de Xadrez, […]

Foto: Tá Sabendo
Foto: Tá Sabendo
Campo Mourão: Estudante de 11 anos vence Grande Mestre Internacional de Xadrez
Redação - OBemdito
Publicado em 13 de setembro de 2022 às 09h20 - Modificado em 13 de setembro de 2022 às 09h20
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Rafael Tuma Soares, 11 anos, surpreendeu a comunidade de enxadristas do Paraná ao vencer o Grande Mestre internacional de Xadrez, Jaime Sunye, um dos maiores jogadores do Brasil da história. O aluno do Colégio Cívico Militar Marechal Rondon, de Campo Mourão, derrotou o adversário durante torneio em Londrina/PR.

De acordo com reportagem do site Tá Sabendo, Sunye já foi campeão nacional de Xadrez sete vezes, é medalhista brasileiro na Olimpíada de Xadrez e tem diversos títulos brasileiros e internacionais. No Brasil, somente 15 pessoas conseguiram o título de Grande Mestre ao longo da história.

O evento “X Memorial Hercilio Ermel” aconteceu nesse final de semana (10 e 11 de setembro), contando com 160 jogadores do Brasil e América do Sul. Rafael terminou com 5 pontos de sete possíveis, um feito inimaginável para uma criança de 11 anos e com menos de 2 anos de treinamento.

Segundo sua mãe, a professora universitária Raquel Lage Tuma, Rafael aprendeu os movimentos básicos de xadrez na escola, em Goiânia, com 7 anos. Logo em seguida, a família mudou-se para Brasília e lá ele jogava como passatempo na escola e, em casa, esporadicamente.

Ao mudar-se para Campo Mourão, aos 9 anos, iniciou as aulas no Projeto Clube de Xadrez no colégio Vicentino Santa Cruz, em março de 2021, com o professor Jheneyson Denis. “E aí, sim, se apaixonou pelo xadrez”, disse a mãe. Seu primeiro instrutor na cidade logo percebeu sua dedicação. 

“Ele absorvia todo o conteúdo que lhe era passado, e tinha paixão e responsabilidade. Enquanto eu pedia para as crianças fazerem 5 exercícios diários, ele fazia 100. Soube rapidamente que tínhamos um atleta diferenciado. No primeiro torneio brasileiro ficou em 3° lugar, e percebi que não seria mais possível treinar ele, pois já ganhava de mim algumas partidas, então o indiquei para a Associação Mourãoense de Xadrez (AMX), onde rapidamente começou a jogar de igual para igual com atletas adultos do município”, conta Denis.

A responsável técnica da AMX, Janaíne Tonete, o classifica como “diferenciado”, pelo amor ao que faz e vontade de aprender. “Seus resultados em 2021 foram incríveis conquistando diversos torneios por categoria no Paraná e outros estados”, revela.

Em 2022, Rafael passou por uma rotina extra e intensa de treinamento com o forte jogador e ex-presidente AMX, Eric Kaneda, melhorando ainda mais seus resultados, inclusive ganhando os Jogos Escolares de 2022.

Em junho desse ano, graças ao seu destaque o atleta foi contratado pelo Clube de Curitiba conforme conta o professor Eric. “Rafael é a prova que a união de forças promove resultados incríveis. Apoio da família com uma rotina intensa de treinamento em prol de bons resultados. Tudo isso graças a sua dedicação, realizando todos os treinamentos com disciplina, mesmo sendo uma criança de 11 anos de idade”.

Confira a reportagem completa no site Tá Sabendo.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.