Foto: Assessoria PMU
O programa “Eu Também Posso”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), com apoio da Universidade Paranaense (Unipar) e da Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), tirou muita gente da cama cedinho no último domingo (11).
Uma etapa de caminhada movimentou 431 pessoas, entre servidores municipais, familiares e amigos. Foram quase 8 km de percurso, entre o Lago Aratimbó e a estação de captação de água da Sanepar no ribeirão Piava, seguindo pela estrada Jaborandi.
O frio da manhã não assustou os servidores que, através do programa, buscam incorporar hábitos de vida mais saudáveis à sua rotina.
“Inicialmente percebemos que muitos funcionários públicos entraram no programa visando os prêmios – viagens para destinos turísticos –, mas agora, decorridos mais de 40 dias, o foco se voltou ao objetivo real, que é sair do comodismo e iniciar uma rotina de atividades físicas visando saúde e a qualidade de vida”, destacou o secretário Jeferson Ferreira, de Esporte e Lazer.
Segundo ele, por isso o projeto recebeu esse nome: Eu Também Posso. “Se quero novos hábitos para uma vida saudável, a decisão é exclusivamente minha. Com mais pessoas ativas teremos uma Umuarama mais saudável”, completou.
Ao longo do projeto, atividades semanais estão sendo propostas como ‘desafios’ aos participantes e a maioria tem executado todas as provas. “A cada atividade a participação sempre nos surpreende”, acrescentou Jefinho.
Por vezes as atividades envolvem a participação de pessoas da família ou do círculo de amizades, estendendo os benefícios além do funcionalismo municipal. Os participantes foram avaliados no início, executam os desafios – podendo também praticar outros tipos de atividades – e ao final de três meses serão reavaliados para aferição dos resultados.
As atividades do programa serão conduzidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Educação Física, nutricionistas e psicólogas, com a missão de incentivar os servidores à prática de atividades físicas e alimentação saudável. Os pontos serão computados individualmente – 70% pela participação nas atividades propostas e 30% pela perda de peso.
Na caminhada do último domingo, a organização contou com o apoio da Guarda Municipal na organização do trânsito. Os participantes realizaram um alongamento orientado antes da atividade, tiveram dois pontos de apoio ao longo do percurso e para a volta foram disponibilizados ônibus – embora vários tenham preferido retornar caminhando.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais