Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Redação Publisher do OBemdito

Programa de atividades físicas movimentou 430 pessoas com caminhada na manhã de domingo

O programa “Eu Também Posso”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), com apoio […]

Foto: Assessoria PMU
Foto: Assessoria PMU
Programa de atividades físicas movimentou 430 pessoas com caminhada na manhã de domingo
Redação - OBemdito
Publicado em 12 de setembro de 2022 às 18h38 - Modificado em 12 de setembro de 2022 às 18h38
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

O programa “Eu Também Posso”, promovido pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel), com apoio da Universidade Paranaense (Unipar) e da Associação dos Servidores Municipais de Umuarama (Assemu), tirou muita gente da cama cedinho no último domingo (11).

Uma etapa de caminhada movimentou 431 pessoas, entre servidores municipais, familiares e amigos. Foram quase 8 km de percurso, entre o Lago Aratimbó e a estação de captação de água da Sanepar no ribeirão Piava, seguindo pela estrada Jaborandi.

O frio da manhã não assustou os servidores que, através do programa, buscam incorporar hábitos de vida mais saudáveis à sua rotina.

“Inicialmente percebemos que muitos funcionários públicos entraram no programa visando os prêmios – viagens para destinos turísticos –, mas agora, decorridos mais de 40 dias, o foco se voltou ao objetivo real, que é sair do comodismo e iniciar uma rotina de atividades físicas visando saúde e a qualidade de vida”, destacou o secretário Jeferson Ferreira, de Esporte e Lazer.

Segundo ele, por isso o projeto recebeu esse nome: Eu Também Posso. “Se quero novos hábitos para uma vida saudável, a decisão é exclusivamente minha. Com mais pessoas ativas teremos uma Umuarama mais saudável”, completou.

Ao longo do projeto, atividades semanais estão sendo propostas como ‘desafios’ aos participantes e a maioria tem executado todas as provas. “A cada atividade a participação sempre nos surpreende”, acrescentou Jefinho.

Por vezes as atividades envolvem a participação de pessoas da família ou do círculo de amizades, estendendo os benefícios além do funcionalismo municipal. Os participantes foram avaliados no início, executam os desafios – podendo também praticar outros tipos de atividades – e ao final de três meses serão reavaliados para aferição dos resultados.

As atividades do programa serão conduzidas e acompanhadas por uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de Educação Física, nutricionistas e psicólogas, com a missão de incentivar os servidores à prática de atividades físicas e alimentação saudável. Os pontos serão computados individualmente – 70% pela participação nas atividades propostas e 30% pela perda de peso.

Na caminhada do último domingo, a organização contou com o apoio da Guarda Municipal na organização do trânsito. Os participantes realizaram um alongamento orientado antes da atividade, tiveram dois pontos de apoio ao longo do percurso e para a volta foram disponibilizados ônibus – embora vários tenham preferido retornar caminhando.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.