Foto: Ilustrativa/MDS
O presidente Jair Bolsonaro sancionou a Lei 14.443/22 que diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para esterilização voluntária e permite que, na mulher, o procedimento seja feito logo após o parto. O texto, que altera a Lei do Planejamento Familiar, também exclui da legislação a necessidade de consentimento expresso de ambos os cônjuges para a esterilização.
De acordo com o texto, a idade mínima não é exigida de quem já tiver pelo menos dois filhos vivos. A lei mantém o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e o procedimento cirúrgico de esterilização, mas inova ao permitir à mulher a esterilização durante o período do parto.
O texto garante ainda a oferta de qualquer método e técnica de contracepção no prazo máximo de 30 dias.
Atualmente a Portaria 48/99 do Ministério da Saúde, que regulamenta a lei, proíbe a laqueadura durante períodos de parto, aborto ou até o 42º dia do pós-parto ou aborto, exceto nos casos de comprovada necessidade.
A lei foi publicada no Diário Oficial da União de hoje (5) entrará em vigor 180 dias após a publicação.
O candidato a deputado estadual Hélio Carvalho Martins Filho, o tenente Hélio, de 28 anos,…
Umuarama e região terão representantes na Câmara dos Deputados a partir de 2027. Zeca Dirceu…
O candidato a deputado estadual Sérgio Frederico (PL) comemora uma votação expressiva na disputa por…
O advogado Jeffrey Chiquini (Novo) foi eleito deputado federal neste domingo (4) e estabeleceu um…
A família do ex-presidente Jair Bolsonaro ampliou sua presença no Congresso Nacional nas eleições deste…
Disputa foi matematicamente definida na noite deste domingo (4); Flávio lidera com 47,33% e Lula…
Este site utiliza cookies
Saiba mais