Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Alunos aprendem detalhes do funcionamento do Aterro Sanitário de Umuarama

Alunos do 4º e do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre José de Anchieta, do bairro Parque […]

Fotos: Assessoria PMU
Fotos: Assessoria PMU
Alunos aprendem detalhes do funcionamento do Aterro Sanitário de Umuarama
Redação - OBemdito
Publicado em 2 de setembro de 2022 às 20h46 - Modificado em 2 de setembro de 2022 às 20h46
Atlanta Pneus
Gastro Umuarama

Alunos do 4º e do 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Padre José de Anchieta, do bairro Parque Bonfim, conheceram nesta sexta-feira (2) detalhes do funcionamento do Aterro Sanitário de Umuarama, que recebe mais de 80 toneladas de lixo por dia, coletadas em todas as ruas e bairros da cidade e dos distritos.

Os 32 alunos, com idade entre 9 e dez anos, ficaram impressionados com o volume expressivo dos materiais. “Para mantermos esta estrutura em pleno funcionamento, existe uma demanda de muitos cuidados e trabalho com o manejo, a destinação correta dos resíduos e a preservação do ambiente”, disse a chefe da Divisão de Atero Sanitário, Rafaela Moreira, que conduziu as visitas.

Os alunos conheceram as células de deposição de resíduos orgânicos, volumosos, da construção civil, de corte e poda de árvores e também a reciclagem, executada pelos associados da Cooperativa dos Trabalhadores na Reciclagem de Resíduos de Umuarama (Cooperuma).

“Temos sempre agendas com os alunos, porque sabemos como é importante conhecer para preservar. A educação ambiental é fundamental para os alunos e a comunidade entenderem que a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico ajuda a aumentar a via útil do aterro”, observou Rafaela.

A célula de armazenamento atual, que começou a ser utilizada em 2017, tem sua vida útil estimada para pelo menos mais ano. Por isso, o município já prepara a construção de uma nova célula.

“A produção de lixo aumenta praticamente a cada dia. Por isso, é muito importante que a população ajude a cuidar do aterro colocando para a coleta diária apenas os resíduos orgânicos. Os recicláveis devem ser separados adequadamente e colocados para a coleta específica, que é semanal”, reforçou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

(Assessoria PMU)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.