Foto: Danilo Martins/OBemdito
Durante o tratamento oncológico, o paciente e os familiares passam por diversas mudanças de rotina e por um processo de aceitação da doença, o que, muitas vezes, pode necessitar de um acompanhamento psicológico, para um maior sucesso no tratamento.
No Complexo Hospitalar Uopeccan, é oferecido aos pacientes e familiares acompanhamento psicológico, por agendamento ambulatorial, beira do leito em internamento e UTI, que pode ser solicitado pelo médico assistente, pelo paciente ou familiares.
Além disso, em Umuarama os pacientes internados na ala geral são atendidos durante o internamento e, em casos necessários, são encaminhados para a rede do município de origem. Pacientes em avaliação pré e pós-bariátrica também são acompanhados.
Outro ponto importante, é que o trabalho é institucional e não clínico, como explica os psicólogos da Uopeccan de Cascavel, Claudecir Verli e Letícia Rezzadori.
“A prática está diretamente ligada à adesão ao tratamento e ao enfrentamento de questões que envolvem o processo saúde-doença e a internação hospitalar. O profissional da psicologia no hospital é membro da equipe multiprofissional, responsável pelos diagnósticos psicológicos, contribuindo na tomada de decisões e nos prognósticos que abrangem a dimensão psicológica”.
Pacientes nos processos para Transplante de Medula Óssea e Hepático também são avaliados.
Ao iniciar o acompanhamento, a equipe realiza uma escuta qualificada, para identificar queixas, dificuldades e dar voz ao paciente, para que ele expresse sentimentos e emoções, conforme afirmam as psicólogas da unidade de Umuarama, Aline da Silva Freire e Juliana Caldeira:
“O psicólogo hospitalar tem por objetivo dar suporte e escuta a pacientes e familiares, buscando promover acolhimento e minimizar o sofrimento provocado pela hospitalização. Lida diariamente com a subjetividade e auxilia no controle dos sintomas que comprometem o bem-estar, desmistificando crenças e medos relacionados ao processo de adoecimento, ajudando na adaptação e recuperação do paciente”.
No dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo e a equipe de Cascavel finaliza explicando a importância do profissional. “Após o estabelecimento de um bom vínculo terapêutico e com o fortalecimento da autonomia, poderá ser proporcionado um novo ou diferente panorama da situação, que permitirá ao paciente encarar a realidade com mais discernimento, não se rotulando ou se vinculando apenas a doença”.
Além de atuar com o atendimento aos pacientes, dentro do hospital o psicólogo também pode trabalhar com psicologia organizacional, com foco nos colaboradores, conforme explica a psicóloga organizacional de Umuarama, Amanda Ferraz Baldin.
“Aqui trabalhamos com recrutamento e seleção, suporte aos líderes/gestores, orientação e acompanhamento dos colaboradores, treinamentos. O objetivo é desenvolvermos competências e auxiliar na promoção de saúde mental de cada um. É gratificante trabalhar em uma empresa que confia na importância do nosso trabalho e oferece esse serviço aos seus colaboradores”.
Ou seja, o trabalho ocorre desde o ingresso de um novo colaborador na instituição, até o acompanhamento dele.
“Um dos principais desafios é avaliar e traçar o perfil comportamental dos colaboradores, para que esses sejam inseridos em ambientes que vão de encontro com suas aptidões. A importância desse profissional dá-se devido ao olhar atento e escuta sensível, que, em conjunto do uso das ferramentas e técnicas psicológicas, podem mensurar o perfil desejável para ocupar determinados postos de trabalho na instituição, bem como planejar e promover ações de bem-estar do trabalhador”, explica a psicóloga organizacional de Cascavel, Tatiana Lemos.
(Assessoria Uopeccan)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais