O instituto de meteorologia Climatempo levantou a hipótese de um possível furacão estar se formando no Litoral da região Sul do Brasil, o que inclui as praias paranaenses Segundo o Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa Sul do Brasil e se desloca em direção à costa do Sudeste.
Porém, os meteorologistas estão intrigados com o movimento retrógrado que esta baixa pressão faz, voltando do mar em direção ao continente. Os ciclones extras e subtropicais que se formam normalmente (e com frequência) na costa brasileira se deslocam para alto mar, se afastando do continente.
Entretanto, alguns modelos meteorológicos indicam que após se afastar do continente, o ciclone deve se aproximar novamente da costa após o dia 3 de abril, porém este movimento do mar para o continente é típico de furacões.
Ao se depararem com esta sugestão dos modelos de previsão de vento e pressão, os meteorologistas lembram o Catarina, o único furacão até agora comprovadamente formado na costa do Brasi, em 28 de março de 2004.
Este sistema se originou de um ciclone extratropical, entrou em águas quentes e ganhou energia para se transformar em um furacão, que avançou para costa do Sul do Brasil causando destruição.
O fato de estarmos no mês de março reforça o alerta, já que esta é uma época em que o mar está quente, por ser o mês do fim do verão.
Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando o deslocamento deste ciclone e seguirão trazendo atualizações no decorrer dos próximos dias.
Alerta de ventos
Por enquanto, o Inmet mantém o alerta amarelo para ventos costeiros no Litoral do Paraná até esta quinta-feira (1). Estão na lista de cidades em alerta: Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Praia Grande.
A eleição de Sérgio Moro (PL) para o Governo do Paraná no primeiro turno fortalece…
A Câmara Municipal de Umuarama realizou duas sessões na tarde desta segunda-feira (5), sendo uma…
Um jovem residente no Distrito de Serra dos Dourados relatou ter sido amarrado e agredido…
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) indica que a chuva pode…
A alteração na senha do wi-fi motivou um caso de violência doméstica no Bairro Jardim…
O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Umuarama realizou, na sexta-feira (2), uma…
Este site utiliza cookies
Saiba mais