Sicred
Umuarama 69 anos
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Lançoni
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Meteorologistas alertam para a possibilidade de furacão no litoral do Paraná

Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando o deslocamento deste ciclone e seguirão trazendo atualizações no decorrer dos próximos dias

Meteorologistas alertam para a possibilidade de furacão no litoral do Paraná
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 1 de abril de 2021 às 11h46 - Modificado em 1 de abril de 2021 às 15h35
Gastro Umuarama
Porto Camargo
9 Espetaria
Atlanta Pneus
Cupom Local
Lançoni

O instituto de meteorologia Climatempo levantou a hipótese de um possível furacão estar se formando no Litoral da região Sul do Brasil, o que inclui as praias paranaenses Segundo o Climatempo, uma área de baixa pressão atmosférica se intensifica na costa Sul do Brasil e se desloca em direção à costa do Sudeste.

Porém, os meteorologistas estão intrigados com o movimento retrógrado que esta baixa pressão faz, voltando do mar em direção ao continente. Os ciclones extras e subtropicais que se formam normalmente (e com frequência) na costa brasileira se deslocam para alto mar, se afastando do continente.

Entretanto, alguns modelos meteorológicos indicam que após se afastar do continente, o ciclone deve se aproximar novamente da costa após o dia 3 de abril, porém este movimento do mar para o continente é típico de furacões.

Ao se depararem com esta sugestão dos modelos de previsão de vento e pressão, os meteorologistas lembram o Catarina, o único furacão até agora comprovadamente formado na costa do Brasi, em 28 de março de 2004.

Este sistema se originou de um ciclone extratropical, entrou em águas quentes e ganhou energia para se transformar em um furacão, que avançou para costa do Sul do Brasil causando destruição.

O fato de estarmos no mês de março reforça o alerta, já que esta é uma época em que o mar está quente, por ser o mês do fim do verão.

Os meteorologistas da Climatempo estão acompanhando o deslocamento deste ciclone e seguirão trazendo atualizações no decorrer dos próximos dias.

Alerta de ventos

Por enquanto, o Inmet mantém o alerta amarelo para ventos costeiros no Litoral do Paraná até esta quinta-feira (1). Estão na lista de cidades em alerta: Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná e Praia Grande.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.

Porto Camargo
Uvel