Jaqueline Mocellin Publisher do OBemdito

Morador de Umuarama flagra seriema passeando pela rua Generino Delfino Coelho

Um flagrante inusitado foi feito na tarde desta quinta-feira (25) por um morador de Umuarama. Ele estava passando pela rua […]

Morador de Umuarama flagra seriema passeando pela rua Generino Delfino Coelho
Jaqueline Mocellin - OBemdito
Publicado em 25 de agosto de 2022 às 20h32 - Modificado em 22 de maio de 2025 às 00h25

Um flagrante inusitado foi feito na tarde desta quinta-feira (25) por um morador de Umuarama. Ele estava passando pela rua Generino Delfino Coelho, nas imediações do Hospital Cemil, quando viu uma seriema – ou siriema.

Guilherme Horst fez o vídeo por volta das 13h desta quinta. “Ela estava meio perdidona, olhando para os lados”, disse. Depois ele retornou à localidade, mas não a encontrou mais.

Possivelmente a ave seja de alguma residência daquela região da cidade.

Curiosidades

A seriema é uma ave típica do Cerrado brasileiro, pode chegar até 90 centímetros de comprimento (da ponta do bico até o fim da cauda) e pesar em média 1,4 quilo.

O canto é a sua principal característica. O canto da seriema é o mais conhecido do Cerrado, podendo ser ouvido a mais de um quilômetro de distância. No campo, ouvir o canto da seriema é indicação de que vai chover.

O cardápio da Seriema inclui todos os tipos de inseto (que ela mesma caça) e pequenos vertebrados, como lagartos, cobras, vermes e roedores.

Apesar de ser uma ave, a Seriema não gosta de voar e prefere correr. Sua velocidade pode chegar facilmente a 50 km/h, só então alçando voo. Mesmo assim, apenas em situações extremas, como quando caçada.

(OBemdito, com informações da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.