Sicred
Instituto Nossa Senhora Aparecida
Redação Publisher do OBemdito

Bancários fazem paralisação do trabalho em agências de Umuarama no Dia Nacional de Luta

Representantes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizaram nesta terça-feira (23) a paralisação dos serviços por […]

Foto: Sindicato dos Bancários de Umuarama
Foto: Sindicato dos Bancários de Umuarama
Bancários fazem paralisação do trabalho em agências de Umuarama no Dia Nacional de Luta
Redação - OBemdito
Publicado em 23 de agosto de 2022 às 18h07 - Modificado em 23 de agosto de 2022 às 20h01
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Representantes do Sindicato dos Bancários de Umuarama, Assis Chateaubriand e Região realizaram nesta terça-feira (23) a paralisação dos serviços por uma hora – das 10h às 11h. A manifestação em Umuarama aconteceu em duas agências do Itaú, duas da Caixa Econômica, Bradesco, Santander e Banco do Brasil.

Wilson de Souza, presidente, informou que este é o momento de renovar os acordos trabalhistas, acordos específicos e a convenção. Por isso os trabalhadores fazem mobilizações para não ter perdas salariais e de direitos trabalhistas, além de aumento real – que pelo menos seja equivalente à inflação.

Wilson explicou que a população foi receptiva com a manifestação a categoria e que por ser dia de baixa utilização de serviços bancários não houve nenhum tipo de tumulto. “Nos últimos anos os bancos aceleraram as formas de atendimento alternativo, por conta da pandemia. Além disso, as pessoas aprenderam muito a usar aplicativos e autoatendimentos”, comentou.

Nesta terça aconteceu a 13ª reunião de negociação com banqueiros – a nível nacional. Wilson disse que até o momento não foi apresentada uma proposta “decente” para mostrar para a categoria. Nesta sexta-feira (26) acontecem assembleias dos bancários em todo o Brasil.

“A inflação está em 8,88% e os banqueiros estão oferecendo valor inferior. Queremos pelo menos a reposição de inflação. Sabemos que os bancos têm lucros bilionários”, finalizou. A data-base da categoria é o dia 1º de setembro.

DIA DE LUTA

Bancárias e bancários estiveram mobilizados hoje em todo o Brasil em mais um Dia Nacional de Luta. O movimento busca informar a categoria e clientes sobre o andamento das negociações da Campanha 2022, com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban).

“O objetivo é mostrar à sociedade a intransigência dos banqueiros, que se negam a atender as demandas da categoria. Até o momento, após 13 rodadas de negociação, a Fenaban ainda não apresentou proposta para correção de salários e Participação nos Lucros e Resultados (PLR), para ajuda de custos com o teletrabalho e para combate ao assédio moral sexual no setor”, divulgou a assessoria do PACTU – CUT.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.