Fotos: Assessoria PMU
Motoristas que trafegam pela avenida Tiradentes, sentido rodovia PR-323, devem ficar atentos à sinalização de obra nas imediações do entroncamento com a avenida Olinda, entre os jardins Panorama e Tamoyo.
Uma equipe da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana (Sestram) iniciou na segunda-feira (22), a instalação de um novo conjunto semafórico e o serviço deve se estender até esta quarta-feira (24). O dispositivo já foi acionado em amarelo intermitente, para conhecimento dos condutores, e será ligado em definitivo nesta quarta-feira.
Em alguns momentos foi necessário fazer o desvio pela rua Sete de Setembro e Avenida Liberdade, até retornar à Tiradentes. No sentido contrário (centro) o trânsito seguiu em meia pista, inclusive para quem vem pela Olinda, e foi liberado no meio da tarde.
“Estamos instalando um semáforo de três tempos neste local para distribuir de forma mais segura o fluxo de veículos. É um ponto de grande movimento onde notamos dificuldades de acesso nos horários de pico, tanto para motoristas quanto para pedestres”, disse o secretário da Sestram, Elizeu Vital Silva, que acompanhava a implantação do dispositivo na manhã desta terça-feira.
A diretora de Trânsito do município, inspetora Dianês Maria Piffer, explica que a mudança foi resultado de um estudo do departamento de engenharia de tráfego da Sestram. “O entroncamento da Olinda com a Tiradentes recebe uma quantidade expressiva de veículos que fazem a conversão à esquerda (descendo pela Tiradentes sentido PR-323), para terem acesso a vários bairros residenciais localizados naquela região”, apontou.
O semáforo vem dar mais segurança aos motoristas que precisam fazer essa manobra, especialmente nos horários de grande movimento, e também aos pedestres. “Tendo em vista a expansão habitacional e o crescimento constante da frota de veículos do município, é importante realizar as intervenções necessárias e garantir mais segurança, sempre com base em estudos da engenharia de trânsito”, completou Dianês.
A nova sinalização atenderá também aos motoristas que chegam à Tiradentes pela avenida Olinda e tinham dificuldades de acesso. O semáforo será sincronizado com o dispositivo que funciona no cruzamento da Tiradentes com a avenida Liberdade e a Rua do Centro – uma quadra abaixo.
“Nossa intenção é implantar uma ‘onda verde’, sincronizando os tempos dos semáforos das esquinas com a Castelo Branco, Olinda e Liberdade”, disse o chefe da Divisão de Transportes da Umutrans, Juracy Antônio Narcizo.
“Trata-se de um cruzamento bastante perigoso. O semáforo vai exigir um pouco mais de atenção, até que os motoristas estejam familiarizados. O transtorno será breve e contamos com a paciência dos motoristas, mas devem presar sempre pela segurança de todos”, completou o secretário Elizeu Vital.
O investimento no semáforo é de aproximadamente R$ 125 mil e inclui várias hastes metálicas galvanizadas, cinco porta-focos grandes (modelo ciclovisual) e oito repetidores, além do controlador.
(Assessoria PMU)
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
O amor de fã não parece conhecer limites e nem de idade. Aos 84 anos,…
Este site utiliza cookies
Saiba mais