Saúde

Profissionais de saúde de Umuarama passam por capacitação sobre manejo clínico das hepatites

Durante todo o mês de julho foram realizadas ações de conscientização sobre as hepatites virais, graças a uma agenda especial preparada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama para o Julho Amarelo.

Porém, o trabalho sobre o tema continua, a exemplo da capacitação coordenada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci no auditório da 12ª Regional de Saúde na tarde desta quinta-feira (18).

Segundo o infectologista, o objetivo é fazer com que os médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde se sintam confortáveis e seguros para ajudar a tratar e diminuir este problema de saúde pública. “A capacitação reforça as ações articuladas orientando os profissionais sobre a correta notificação da doença e cuidados, além de ampliar para a população as informações sobre o tratamento contra as hepatites virais”, pontua Dr. Perci.

Com o tema “Hepatites B e C – Saiba como se prevenir”, o médico acrescentou ainda que a intenção foi oferecer informação detalhada e com qualidade para que mais profissionais que atuam na rede de saúde possam identificar sinais da enfermidade e também para saber como proceder diante de alguém que tem a patologia, além de notificação correta de surgimento de casos para a Vigilância em Saúde.

Ele acrescenta que o planejamento e aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância das hepatites virais em Umuarama são constantes.

“Sempre temos ações de prevenção, incluindo o estímulo da população para a imunização contra a hepatite B, diagnóstico e o tratamento adequado. No SUS dispomos de tratamento gratuito, o que é um grande avanço. Tanto o paciente da Rede Pública ou Privada, podem acessar os medicamentos que só o Sistema Único de Saúde têm de forma gratuita”, disse, relatando que 36 médicos e enfermeiros participaram da capacitação.

(Assessoria PMU)

Redação

Recent Posts

Doação de órgãos de Gustavo Picolo adia velório e transforma dor em gesto de esperança

A decisão de doar os órgãos de Gustavo Ferreira Picolo, que morreu nesta quarta-feira (14),…

46 minutos ago

Negociação de motocicleta pela internet termina em suspeita de estelionato em Umuarama

Uma negociação de motocicleta anunciada pela internet levou a Polícia Militar a atender uma ocorrência…

3 horas ago

Polícia investiga caso de mulher de 56 anos encontrada ferida na cabeça em Umuarama

Uma mulher de 56 anos foi encontrada ferida na cabeça no interior de uma residência…

4 horas ago

Suspeito é levado à delegacia após disparos contra casal no Guarani I, em Umuarama

Um homem de 29 anos foi encaminhado à delegacia após uma ocorrência de disparos de…

4 horas ago

Femucam começa nesta quinta em Umuarama com entrada gratuita e R$ 48,6 mil em prêmios

A música vai ocupar o palco do Teatro do Centro Cultural Vera Schubert a partir…

4 horas ago

Motorista é preso por suspeita de embriaguez após ser flagrado com mulheres seminuas

Um motorista de 38 anos foi preso na segunda-feira (12) por suspeita de dirigir sob…

4 horas ago

Este site utiliza cookies

Saiba mais