Fotos: Assessoria PMU
Durante todo o mês de julho foram realizadas ações de conscientização sobre as hepatites virais, graças a uma agenda especial preparada pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Umuarama para o Julho Amarelo.
Porém, o trabalho sobre o tema continua, a exemplo da capacitação coordenada pelo médico infectologista Ricardo Delfini Perci no auditório da 12ª Regional de Saúde na tarde desta quinta-feira (18).
Segundo o infectologista, o objetivo é fazer com que os médicos e enfermeiros da Atenção Primária em Saúde se sintam confortáveis e seguros para ajudar a tratar e diminuir este problema de saúde pública. “A capacitação reforça as ações articuladas orientando os profissionais sobre a correta notificação da doença e cuidados, além de ampliar para a população as informações sobre o tratamento contra as hepatites virais”, pontua Dr. Perci.
Com o tema “Hepatites B e C – Saiba como se prevenir”, o médico acrescentou ainda que a intenção foi oferecer informação detalhada e com qualidade para que mais profissionais que atuam na rede de saúde possam identificar sinais da enfermidade e também para saber como proceder diante de alguém que tem a patologia, além de notificação correta de surgimento de casos para a Vigilância em Saúde.
Ele acrescenta que o planejamento e aprimoramento das ações de atenção, prevenção e vigilância das hepatites virais em Umuarama são constantes.
“Sempre temos ações de prevenção, incluindo o estímulo da população para a imunização contra a hepatite B, diagnóstico e o tratamento adequado. No SUS dispomos de tratamento gratuito, o que é um grande avanço. Tanto o paciente da Rede Pública ou Privada, podem acessar os medicamentos que só o Sistema Único de Saúde têm de forma gratuita”, disse, relatando que 36 médicos e enfermeiros participaram da capacitação.
(Assessoria PMU)
Um roubo em uma barraca de lanches foi registrado na noite de domingo (18) no…
Viajar de cidades grandes para Umuarama ou sair daqui para outros lugares era angustiante...
Faleceu na manhã deste domingo (18) Fabiane Lauxen Podolak, de 36 anos, engenheira de Cascavel…
Vídeos que mostram grandes peixes e paisagens submersas pouco conhecidas do Rio Paraná têm chamado…
Umuarama enfrenta um domingo (18) de tempo instável, com céu fechado nesta tarde e expectativa…
A madrugada deste domingo (18) interrompeu de forma abrupta a rotina de trabalho de Pedro…
Este site utiliza cookies
Saiba mais