A psicóloga Amanda Ferreira Costa | Foto: Acervo pessoal
O autismo é uma condição que exige tratamento específico por toda a vida. Mesmo não sendo capaz de cura, o tratamento funciona de maneira essencial para melhorar a qualidade de vida do paciente, ajudando-o a desenvolver, por exemplo, a comunicação e a concentração.
No tratamento do autismo, a medicação não visa tratar o transtorno em si, mas sim os sintomas que surgem nesses pacientes, como agressividade, irritabilidade, impulsividade e comportamentos repetitivos. Os resultados do tratamento medicamentoso variam muito de acordo com cada caso, mas costuma-se observar uma importante redução dos sintomas-alvo. Além dos remédios, devem ser adotadas outras medidas.
Para o tratamento do autismo é fundamental uma abordagem multidisciplinar envolvendo psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, dentre outros.
Todas essas especialidades trabalham juntas no sentido de, principalmente, maximizar as habilidades sociais e comunicativas do paciente. Os profissionais avaliam o nível de diversos quesitos, como comunicação, linguagem, habilidades motoras, fala e habilidades de pensamento, para definirem o que mais precisa ser trabalhado. Nas consultas com crianças, diversos exercícios, jogos e brincadeiras são utilizados para estimular os pacientes.
________________________________________________________________
*Amanda Ferreira Costa – psicóloga clínica de Cruzeiro do Oeste, graduada pela Universidade Paranaense e pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela Sanar Saúde.
Um confronto com a Polícia Militar (PM) terminou com a morte de um homem na…
Uma filha encontrou o pai morto a facadas na madrugada de domingo (18) no município…
Uma criança de 1 ano e 4 meses ficou presa dentro de um carro por…
A previsão do tempo aponta um dia de sol e temperaturas elevadas nesta segunda-feira (19)…
Um homem de 25 anos foi preso na tarde do domingo (18) após agredir a…
Uma mulher de 39 anos e sua filha, de 14, ficaram feridas na manhã do…
Este site utiliza cookies
Saiba mais