Foto: Danilo Martins/OBemdito

Paraná

Tecnologia 5G chega ao Paraná nesta terça-feira

Em todo o estado, somente Curitiba está na área de cobertura do novo serviço

Foto: Danilo Martins/OBemdito
Tecnologia 5G chega ao Paraná nesta terça-feira
Redação
OBemdito
16 de agosto de 2022 10h40

Está disponível, a partir desta terça-feira (16), a tecnologia de internet móvel 5G no Paraná. Até o momento, somente moradores de Curitiba serão contemplados com a mudança, de acordo com a informação divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na última sexta-feira (12).

As empresas de telefonia irão ativar a tecnologia também em Goiânia (GO) e Salvador (BA), que se juntarão à Brasília (DF), onde o 5G já foi ativado no dia 6 de julho; Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e João Pessoa (PB), que já estão autorizados desde o dia 29 de julho; e São Paulo, onde o sinal foi ativado no dia 4 de agosto.

A tecnologia permite aos usuários desfrutar de uma velocidade medida em 1 gigabits por segundo (Gbps) – considerada dez vezes superior ao sinal médio do 4G utilizada atualmente.

Como o 5G funciona?

Chamado de 5G puro, 5G Standalone, ou 5GSA, A tecnologia permite aos usuários desfrutar de uma velocidade medida em 1 gigabits por segundo (Gbps) – considerada dez vezes superior ao sinal médio do 4G utilizada atualmente.

A inserção da tecnologia no plano brasileiro movimentou o mercado das operadoras de telefonia celular, após os consumidores buscarem cada vez mais por preços e planos de aparelhos que sejam mais compatíveis com o sinal.

Porém é importante que o consumidor se mantenha atendo ao tipo de serviço oferecido, pois nem todos os aparelhos celulares são compatíveis com o sinal 5G puro, e sim com o 5G no moto Dynamic Spectrum Sharing (DSS), ou non-standalone (NSA) – que também recebe o nome de 5G “impuro”, pois opera na mesma frequência do 4G utilizado atualmente.

Quais operadoras terão o serviço disponível?

Dentre as operadoras, a Vivo, Claro e TIM foram as primeiras que ofereceram o sinal de 5G puro com ampla cobertura nas cidades onde a tecnologia já foi autorizada.

A Vivo informou que o sinal estará disponível a todos os clientes, sem cobranças de tarifas extras. Basta apresentar um celular compatível com o sinal de 5G.

A TIM também disse que basta os clientes interessados possuírem um aparelho que seja compatível, e relatou que cerca de 70% de seus consumidores já possuem aparelhos com a tecnologia.

Já a Claro apresentou uma lista com 50 aparelhos compatíveis com o sinal que estão à disposição de seus clientes.

A lista de celulares homologados com o sinal 5G pode ser conferida diretamente no site da Anatel.

(Redação, com informações RIC Mais)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.