Catedral de Umuarama, maior tempo católico na cidade (FOTO: DANILO MARTINS/OBEMDITO)
A Assunção de Nossa Senhora ao Céu é celebrada anualmente no dia 15 de agosto. A tradição católica afirma que, ao morrer a Virgem Maria foi transportada em corpo e alma até aos céus para participar da glória de seu filho, Jesus Cristo.
Segundo teólogos, Maria teria morrido e, imediatamente, ressuscitado, tal como se tivesse apenas adormecido. Por esse motivo, a igreja também dá a esse acontecimento o nome de “Dormição de Nossa Senhora”.
A Assunção de Maria é vista ainda como uma antecipação da ressurreição que os cristãos um dia irão experimentar. Por isso, em muitos países de tradição católica, como Portugal, Espanha e Itália, a Assunção de Maria é um feriado nacional.
Não é o caso do Brasil. Nem todas as cidades do país mantêm feriado nesta data, mas em Umuarama sim.
Toda cidade tem direito a quatro feriados municipais. Em 1990, o prefeito Alexandre Ceranto escolheu o dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, como um deles, porém, os comerciantes reclamavam por ter de fechar as portas em um período de vendas de final de ano.
Desta forma, Irene Dias Cardoso, presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), naquela época fez o pedido ao bispo Dom José Maria Maimone para que a data fosse substituída.
E para atender a Aciu e a Igreja Católica, em 1997, o então prefeito Fernando Scanavaca, mudou o feriado para 15 de agosto, quando se comemora a Assunção de Nossa Senhora ao Céu.
Mandado expedido pela Justiça de Terra Boa previa prisão civil por débito de R$ 1,5…
Polícia impede possível assassinato em Ponta Grossa e prende suspeita armada
Sessão solene ocorreu na noite desta quarta-feira (3)
Transferências envolvem paróquias da região e incluem padres, diáconos transitórios e religiosos
Confira os detalhes do curso e quem pode se candidatar às vagas gratuitas
Em uma das ocorrências um dos suspeitos afirmou à PRF que foi contratado para levar…
Este site utiliza cookies
Saiba mais