Foto: Assessoria PMU

Saúde

Pessoas com 35 anos já podem receber 4ª dose da vacina contra Covid em Umuarama

Todas as UBS de Umuarama também já contam com vacinas contra a poliomielite

Foto: Assessoria PMU
Pessoas com 35 anos já podem receber 4ª dose da vacina contra Covid em Umuarama
Redação
OBemdito
16 de agosto de 2022 07h11

Devido ao feriado municipal da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, comemorado nesta segunda-feira (15), o cronograma de vacinação contra covid-19 foi retomado hoje (terça-feira, 16), na unidade local do Sest Senat, que fica em frente ao Pronto Atendimento 24 Horas. A Secretaria Municipal de Saúde vai disponibilizar imunizantes para todos os públicos.

A coordenadora do Programa de Imunização, Lilia Simeire da Silva Hidalgo, informa que serão disponibilizadas primeiras doses (D1) para crianças com 3 anos completos (e acima dessa idade), e segundas doses (D2) da Coronavac para todas as pessoas (inclusive os imunossuprimidos) que fizeram a D1 no dia 19 de julho ou em datas anteriores.

A vacina da Pfizer está liberada para todas as pessoas acima de 5 anos e também os imunossuprimidos que fizeram a D1 dia 26 de julho ou em datas anteriores. Já a da Astrazeneca, para os que fizeram a D1 dia 21 de junho ou em datas anteriores.

“Também teremos a segunda dose da Pfizer pediátrica para crianças acima de 5 anos com a primeira dose em 21 de junho”, relata.

Haverá terceiras doses (D3, também chamadas de 1° Reforço) para pessoas acima de 12 anos que fizeram a D2 com Astrazeneca, Coronavac ou Pfizer no dia 16 de abril ou em datas anteriores e também as pessoas que fizeram a dose única de Janssen em 16 de maio.

“Também teremos quartas doses (D4 ou 2º Reforço) para pessoas com 35 anos ou mais, pessoas acima de 18 anos imunossuprimidas e trabalhadores da Saúde e da limpeza urbana com as vacinas Janssen, Pfizer, Astrazeneca ou Coronavac que fizeram a dose anterior em 16 de abril”, detalha, acrescentando que a programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura, no banner eletrônico Calendário de Vacinação ou clicando aqui.

UBS vão vacinar contra a polio

Outra novidade anunciada pela Secretaria Municipal de Saúde é que a partir da hoje todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Umuarama vão disponibilizar vacinas contra a poliomielite.

“Até agora estávamos trabalhando no sistema de escala, disponibilizando a cada dia em UBS específicas. Porém, a partir da próxima semana, teremos como realizar a imunização em todas as UBS, inclusive nos distritos”, explica Lilia.

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.