Foto: Reprodução/Copel

Paraná

Conta de luz de agosto está 13,4% mais barata nos lares paranaenses

Foto: Reprodução/Copel
Conta de luz de agosto está 13,4% mais barata nos lares paranaenses
Redação
OBemdito
10 de agosto de 2022 14h14

As famílias paranaenses estão percebendo uma redução considerável no valor cobrado nos talões de luz. De acordo com a Copel (Companhia Paranaense de Energia) a redução média, de aproximadamente 13,4%, é resultado direto da redução da alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) na tarifa de energia, que teve queda de 11% ao final de junho.

A alteração benéfica atinge todas as classes consumidoras da Copel. Alguns núcleos chegaram a ser impactados já no mês da mudança, em junho, porém em julho a determinação passou a ser integral e mais perceptível agora em agosto, quando o consumo é faturado.

A queda na tarifa da energia no Paraná e nos demais estados contribuiu efetivamente para a queda na inflação de julho. O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerando a inflação atual, teve queda de 0,68% no mês.

No Paraná, a queda da inflação na RMC superou o declínio dos preços observados no País em julho e também foi a maior entre as dez regiões metropolitanas cobertas pelo levantamento do IBGE: o recuo foi de 1,41%, puxado principalmente pela energia elétrica (-11,8%) e gasolina (-17,1%), também em função da redução do ICMS.

Entre os grupos de bens e serviços que compõem o IPCA, a RMC também apresentou quedas em habitação e transportes, cujas variações atingiram -2,96% e -4,91%, respectivamente.

(Redação e Bem Paraná)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.