Instituto Nossa Senhora Aparecida
Sicred
Jaqueline Mocelin Publisher do OBemdito

Representantes da Sesa visitam Umuarama para buscar ampliação de leitos da Covid

Uma reunião com os diretores dos quatro hospitais da cidade aconteceu para verificar as condições de aumentar os atendimentos. Estado também busca leitos clínicos em hospitais de cidades próximas para ampliar a rede

Foto: Paula Damacena/OBemdito
Foto: Paula Damacena/OBemdito
Representantes da Sesa visitam Umuarama para buscar ampliação de leitos da Covid
Jaqueline Mocelin - OBemdito
Publicado em 1 de junho de 2021 às 17h18 - Modificado em 1 de junho de 2021 às 20h39
Gastro Umuarama
Atlanta Pneus

Na tarde desta terça-feira (1º/6) aconteceu em Umuarama uma reunião com representantes da Secretaria Estadual da Saúde para discutir o que pode ser feito para ampliar a rede de atendimento aos pacientes com Covid. O secretário Beto Preto era aguardado, mas alegou mau tempo para não vir.

Beto Preto participou de uma reunião online com prefeitos da Amerios (Associação de Municípios de Entre Rios), secretários de saúde e imprensa na segunda-feira (31/5). Na oportunidade foi apresentada a situação de colapso em que Umuarama se encontra perante o grande aumento de casos de coronavírus em toda região.

Nesta terça-feira estiveram em Umuarama o diretor geral da Sesa, Nestor Werner Junior, e o diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Sesa, Vinícius Augusto Filipak, além do Secretário Estadual Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, a chefe da 12ª Regional de Saúde, Viviane Herrera, a Secretária Municipal de Saúde Maria Haruê, o prefeito de Umuarama Celso Pozobom, o prefeito de Esperança Nova Everton Barbieri (representando a Amerios), entre outras autoridades.

Vinícius Augusto Filipak disse o objetivo foi discutir propostas para solucionar a situação do Noroeste, focando na rede assistencial, abertura de leitos e enfrentamento continuado da pandemia. Afirmou que há excesso de pacientes em todo o Paraná, além de escassez de medicamentos, falta de leitos e esgotamento de profissionais. “Há carência de leitos, sendo que enfartos, acidentes e outras situações continuam acontecendo. Não tem como magicamente nos organizarmos em uma rede. Essa discussão precisa ser cotidiana”, disse Filipak.

O diretor de Políticas de Urgência e Emergência da Sesa assegurou que qualquer hospital que tiver leitos disponíveis pode se habilitar para atender Covid. Filipak acrescentou que o governador Ratinho Junior disse que não há limite financeiro estabelecido para continuar financiando leitos extras. “Vamos verificar os hospitais da região, até mesmo os de menor porte, mas que tenham possibilidade de habilitar leitos”, afirmou. Estas unidades de saúde precisam demonstrar interesse, informar as condições técnicas, qual prazo para iniciar o atendimento e que investimento eventualmente será necessário. Ainda disse que não é preciso ser apenas leitos de UTI, mas também leitos clínicos.

“Todos os hospitais que tiverem condições técnicas serão financiados pelo Estado. É possível estruturar a rede com aquisições de caráter emergencial. E os recursos de custeio estão garantidos”, explicou Filipak, acrescentando que independe do tamanho do hospital e da cidade.

Nestor Werner Junior acompanhou a fala de Filipak, assegurando que o Estado está fazendo todo o possível para “financiar tudo o que possa ser financiável na região para ampliar o atendimento hospitalar”. Ele disse que a visita a Umuarama serve para uma “tratativa olho no olho com hospitais para ver claramente as condições técnicas”.

Werner explicou que não há distinção de cidade e que a Sesa não abre mão de nenhuma unidade que possa atender, apenas há alguns requisitos que precisam ser cumpridos. Confira o vídeo com a entrevista abaixo.

Ao final do encontro, os representantes da Sesa, Regional de Saúde e Prefeitura se reuniram com os diretores dos quatro hospitais de Umuarama para verificar a situação dos leitos. O resultado da reunião não foi divulgado até a publicação desta reportagem.

Entrevista com Nestor Werner Junior, diretor geral da Sesa

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.