Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters

Brasil

Céu de agosto dará espaço à última Superlua de 2022

Desta vez o astro é batizado de “Lua de Esturjão”

Foto: Guglielmo Mangiapane/Reuters
Céu de agosto dará espaço à última Superlua de 2022
Redação
OBemdito
5 de agosto de 2022 12h59

Toda a população brasileira terá a oportunidade de observar o último show de luzes do ano envolvendo o satélite natural do planeta Terra. A última “Superlua” do ano está prevista para acontecer no dia 11 de agosto e promete abrilhantar os apreciadores de fenômenos astrológicos.

Este será o terceiro evento envolvendo Superluas de 2022, logo após a “Superlua de Morango“, que aconteceu em junho e a “Lua de Cervos” em julho.

Apesar do nome causar a falsa impressão que o astro está maior, na verdade o que muda é a percepção de sua proximidade em relação ao olho humano. O evento é resultado de um cruzamento com a fase da Lua cheia com o período em que o satélite está mais próximo da Terra – que recebe o nome de perigeu.

No dia, a beleza do astro poderá ser observada de qualquer lugar do Brasil durante toda a noite, porém seu esplendor será ainda maior logo após o nascer – por volta das 17h30, no horário de Brasília – o que também poderá render fotos maravilhosas.

Por acontecer no mês de agosto, a Superlua recebe o nome de “Lua de Esturjão”, que lhe foi dada por povos americanos por ser a época com maior frequência desta espécie de peixes em rios e lagos norte-americanos.

(Redação, com informações Yahoo)

Participe do nosso grupo no WhatsApp e receba as notícias do OBemdito em primeira mão.